PREFEITURA ORIENTA TRANSPORTE DE CRIANÇAS PDF Imprimir E-mail
camp-transp-bebe-e-criancas-sitePrefeitura orienta transporte seguro de crianças

A Prefeitura de São Carlos iniciou nesta segunda-feira (17), no CEMEI Cônego Manoel Tobias na Vila Nery, a Campanha “Transporte seu filho com Segurança”, com o objetivo de orientar pais, educadores e transportadores escolares quanto às formas corretas e adequadas de transporte seguro para as crianças.

Folhetos educativos e orientações sobre como transportar bebês e crianças durante os trajetos de automóvel foram feitos aos pais pelo prefeito Oswaldo Barba e pelo secretário municipal de Transporte e Trânsito, Nilson Carneiro.

A ação continua nos próximos 45 dias com quatro atores e agentes de trânsito que irão percorrer 90 escolas do município, nos horários de entrada e saída dos estudantes. O grupo vai distribuir 10 mil folhetos explicativos e orientar o público sobre as regras de trânsito para o transporte de crianças.

Para o prefeito Oswaldo Barba a campanha visa garantir a segurança das crianças que muitas vezes viajam soltas dentro do carro e podem se envolver em acidentes graves no veículo. “A Prefeitura quer ajudar na orientação dos pais e tenho certeza que haverá conscientização sobre o uso da cadeirinha, pois o acolhimento e engajamento da família nesta campanha são fundamentais para evitar acidentes”.

O secretario Nilson Carneiro reforça que só pode andar no banco da frente com cinto de segurança as crianças maiores de 10 anos. “A utilização da cadeirinha para crianças menores de 10 anos é necessária em todos os tipos de viagem da criança no interior do veículo até mesmo nos trajetos curtos. São vários tipos de cadeira e os pais devem buscar no comércio a que melhor se adapta a idade do seu filho”, disse Carneiro.

O que diz a lei
Segundo a Resolução 277 do Contran, crianças de até um ano de idade deverão ser transportadas no equipamento denominado conversível ou bebê-conforto; crianças entre 1 e 4 anos em cadeirinhas e de 4 a 7 anos e 6 meses em assentos de elevação.

A fiscalização do uso dos equipamentos de retenção começa no dia 9 de junho de 2010. A penalidade para a infração está prevista no artigo 168 do Código de Trânsito Brasileiro, que considera a infração gravíssima e prevê multa de R$ 191,54. O condutor recebe ainda sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e fica com o veículo retido até que a irregularidade seja sanada. Nesta terça-feira (18), a campanha de orientação estará sendo feita das 11h15 às 11h45 nas escolas Educativa, CEMEI João Batista Paino, no bairro Azulville e das 12h30 às 13h  na escola estadual João Jorge Marmorato, no bairro Castelo Branco e CEMEI Lauro Monteiro da Cruz na Vila Marcelino.


(17/05/2010)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos