OLIMPÍADA REÚNE 38 CIDADES E 2,4 MIL PESSOAS PDF Imprimir E-mail
8-Olimpiada-Saude-Mental-016-site Prefeito Barba abre a 8ª Olimpíada de Saúde Mental

São Carlos sedia a 8ª Olimpíada de Serviços Comunitários de Saúde Mental. O evento reúne cerca de 2.400 pessoas, representantes de 38 municípios com 57 serviços, ofertados pelos CAPS AD e Saúde Mental e tem a finalidade de promover a inserção social dos usuários. Está acontecendo durante está sexta-feira (14), no clube de campo da ABASC.

O prefeito Oswaldo Barba acompanhado da primeira-dama Cidinha Duarte, do vice-prefeito Emerson Leal do presidente da Câmara Lineu Navarro, do deputado Lobbe Neto, e do secretário municipal de Saúde, Arthur Pereira entre outras autoridades, fez a abertura do evento.

Idealizada pelo Centro de Atenção Psicossocial III de Casa Branca, com o apoio da Prefeitura de São Carlos, a olimpíada tem o objetivo de dar visibilidade aos direitos, dignidade e cidadania aos portadores de sofrimento psíquico e de seus familiares, além da união e aproximação dos Serviços Comunitários de Atenção em Saúde Mental.

O prefeito Oswaldo Barba anunciou aos participantes que a Prefeitura de São Carlos criou, para marcar esta edição, o Troféu Transitório, que será dado ao município que ganhar o maior número de modalidades. O vencedor terá a guarda do troféu até a próxima edição da olimpíada, que ocorrerá em 2011.

“Quero parabenizar os coordenadores do evento, em especial as secretarias municipais envolvidas na organização deste evento que visa a reinserção e reabilitação psicossocial dos pacientes”, disse o prefeito.

Arthur Pereira, secretário municipal de Saúde, disse que a olimpíada é um bom exemplo de promoção de saúde acolhendo usuários especiais, pensando no cuidado através da atenção ambulatorial, uma luta desenvolvida junto com a sociedade e famílias.

O presidente da Câmara Lineu Navarro sugeriu aos municípios participantes que organizem um movimento para criar a Olimpíada Brasileira de Saúde Mental para troca de experiências e integração de atividades.

Como é feito o atendimento
A Prefeitura realiza atendimento em Saúde Mental através dos Núcleos Integrados de Saúde (NIS), Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Saúde Mental e Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas – CAPS AD.

Em São Carlos a lógica de atendimento em saúde mental é comunitária, com atendimento nas unidades de saúde com apoio dos residentes multiprofissionais de saúde. O CAPS AD atende crianças e adolescentes de 7 a 18 anos compartilhados com o apoio de psicólogos do Centro Municipal de Especialidades (CEME). Em 8 anos, o CAPS Saúde Mental registrou 8.065 atendimentos, média de 490 acolhimento/mês. O atendimento se estende à família do paciente, inclusive em domicílio.

  • Image folder specified does not exist!
  •  

(14/05/2010)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos