4 MIL BEBÊS JÁ RECEBERAM A VACINA PNEUMOCOCO 10 EM SC PDF Imprimir E-mail
bebes-siteAs unidades de saúde de São Carlos já aplicaram nas crianças com idade entre 6 meses e menores de 2 anos 4 mil doses da vacina contra o pneumococo 10. O imunizante está sendo aplicado nas crianças desta faixa etária que estão recebendo as doses da vacina contra a gripe Influenza A (H1N1). A vacina contra o pneumococo 10 foi incluída no Calendário Básico de Vacinação da Criança pelo Ministério da Saúde em março deste ano.

Neste momento estão sendo aplicadas outras 2.500 doses da vacina penumococo 10 que protege contra a bactéria pneumococo, causadora de meningites e pneumonias pneumocócicas, sinusite, inflamação no ouvido e bacteremia (presença de bactérias no sangue), entre outras doenças.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, após o término da campanha de vacinação contra gripe A, a vacina contra o pneumococo 10 será aplicada na rotina, para crianças acima de 2 meses de idade. As mães ou responsáveis devem levar as crianças para serem vacinadas na unidade de saúde de costume, munidas da carteirinha de vacinação da criança.

Imunização
A vacina pneumocócica 10 - valente é indicada para bebês que recebem uma dose aos dois meses de idade, seguidas de outras, aos quatro e seis meses de vida. Por fim, a criança deve receber um reforço quando estiver na faixa de 12 a 15 meses de idade.

Redução no número de internações
A previsão do Ministério da Saúde é que até 2015 sejam evitadas cerca de 45 mil internações por pneumonia, por ano, no Brasil. Uma conquista da saúde pública brasileira, que trará benefícios importantes como a contribuição decisiva na redução da mortalidade infantil.

O pneumococo, segundo o Ministério, é a segunda maior causa de meningites bacterianas (pneumocócicas) no país. Entre 2000 e 2008, manteve-se a média anual de 1.250 casos de meningite pneumocócica e de 370 óbitos por ano.

Reações adversas
As reações adversas mais comuns à vacina pneumocócica 10-valente são sonolência, perda de apetite, irritabilidade, febre, dor, inchaço e rubor no local da injeção. Sua aplicação não deve ser realizada simultaneamente à vacinação contra a febre amarela e também deve ser adiada para os bebês que apresentem doença febril aguda grave. 

Outras vacinas
O Ministério da Saúde já oferece gratuitamente nas unidades de saúde 12 tipos de vacinas que fazem parte do Calendário Básico de Vacinação: a BCG (contra tuberculose), vacina contra hepatite B, DTP (contra difteria, tétano e coqueluche), DTP+Hib (contra difteria, tétano e coqueluche e infecções por Haemophilus influenzae tipo B ), DT (dupla adulto – contra difteria e tétano), vacina Hib (infecções por Haemophilus influenzae tipo B), vacinas contra poliomielite, rotavírus, febre amarela, tríplice viral (contra caxumba, rubéola e sarampo), contra Influenza (gripe A),  pneumocócica. A vacina anti-meningocócica (contra doença meningocócica) passará a ser oferecida gratuitamente pelo Ministério da saúde a partir de agosto deste ano.

(06/05/2010)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos