NOVOS CASOS DE DENGUE EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail
Do início do ano até agora foram notificados 396 casos suspeitos de dengue em São Carlos, 157 dos exames tiveram resultado negativo, 182 positivos e 57 ainda aguardam o resultado. A cidade tem 112 casos autóctones e 70 importados. O aumento nos casos de dengue em comparação com o ano passado já era esperado pela Prefeitura, uma vez que várias cidades da região estão com muitos casos.

Em todos os casos, os agentes de combate a endemias realizaram ações de bloqueio com nebulização e eliminação dos focos de transmissão (larvas e criadouros), além de ações preventivas de saúde como a busca ativa de pessoas com sintomas da doença (febre abrupta, dor no corpo e vermelhidão na pele) que são orientadas a procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

A Prefeitura de São Carlos reforça mais uma vez o alerta à população para a necessidade de colaborar com as ações do poder público para que a cidade possa continuar vencendo a batalha contra o mosquito aedes aegypit, transmissor da dengue.

O alerta da Prefeitura se baseia nos dados do boletim do Sistema de Informações e Agravos de Notificação (Sinan-NET) do Ministério da Saúde, do dia 29 de abril, que aponta a notificação (nos últimos 119 dias) em 24 cidades da região de Araraquara (GVE XII – Araraquara) de 7.927 casos suspeitos de dengue, com a confirmação positiva de 4.795 casos autóctones e 291 casos importados de dengue nestes municípios. Entre as cidades com maior número de casos autóctones de dengue estão Ibitinga, com 1.093 casos, Taquaritinga 1.035, Rincão 597, Araraquara 546, Matão 326, Itápolis 208 e Porto Ferreira 170 casos.

Medidas emergenciais
Para combater a dengue, a Prefeitura de São Carlos já adotou medidas emergenciais como a prorrogação do Mutirão Cidade Limpa, contratação de mais agentes de combate às endemias, intensificação das ações de controle e bloqueio dos focos de transmissão, reforçou a comunicação com divulgação em rádios, outdoor, jornais e localizada nos bairros mais afetados.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone da Vigilância Epidemiológica de São Carlos (16) 3307-7405.

(05/05/2010)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos