PREFEITURA REFORÇA AÇÕES CONTRA DENGUE PDF Imprimir E-mail
O prefeito Oswaldo Barba anunciou a adoção de medidas emergenciais para bloquear o surgimento de novos casos de dengue na cidade. A medida se justifica pelo maior número de ocorrências em São Carlos em relação ao ano passado e pelo alto número de casos em cidades da região.

Do início do ano até agora foram registrados 166 casos suspeitos em São Carlos. Destes, 44 foram confirmados como positivos, sendo 25 autóctones – contraídos na própria cidade – e 19 importados – as pessoas viajaram para outras cidades.

“Reforçamos o apelo à população, o mês de abril é o maior período de reprodução do mosquito aedes aegypit”, alerta o secretário municipal de Saúde, Arthur Pereira. “É extremamente importante eliminar os recipientes que acumulam água parada em terrenos e residências”, reforça Pereira.

Reforço
Entre as ações de reforço no combate à doença, estão a prorrogação do Mutirão Cidade Limpa em 60 dias, a contratação de novos agentes de combate às endemias, intensificação no treinamento dos profissionais de saúde e reunião com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis para obter apoio na visita aos imóveis fechados para venda e locação.

Diagnóstico
Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, os principais focos de transmissão da doença na cidade estão localizados no bairro Cidade Jardim, migrando para a Vila Celina, Planalto Paraíso e Jardim Lutfalla, na região da Vila Isabel. “Toda a cidade precisa ficar em alerta, mas principalmente esses bairros”, observa o secretário de Saúde. Há também o registro de casos autóctones nos bairros Jardim Paulistano e Santa Tereza, Presidente Collor, Parques Arnon Schimidt e Sabará e na Vila Prado.

Já os casos importados da doença em 2010 foram notificados por pacientes que visitaram municípios como Araraquara, Pirassununga, Rio Claro, Itirapina, Ribeirão Preto, Salvador, Guarujá, Araçatuba, Sinop e Barra do Garça (MT), Ataléia (MG) e Goiânia (GO).

Atuação
Quando um novo caso suspeito surge os agentes de combate às endemias realizam uma operação bloqueio ao redor de 9 quadras da residência ou local onde o caso suspeito foi detectado. No caso de confirmação positiva do caso suspeito, o bloqueio de expande para 25 quadras.

A Prefeitura já vistoriou mais de 60 mil imóveis e retirou 304 toneladas de recipientes que poderiam se transformar em novos criadouros do mosquito. A Prefeitura notificou mais de 1.800 proprietários de terrenos e imóveis para corte de mato alto, execução de calçadas e retirada de entulhos e 550 proprietários foram multados por descumprimento das notificações.

(01/04/2010)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos