BARBA PARTICIPA DO I SEMINÁRIO REGIONAL DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
BARBA PARTICIPA DO I SEMINÁRIO REGIONAL DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER PDF Imprimir E-mail
Encerrando a programação do mês da mulher, o prefeito Oswaldo Barba, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte e da secretária Rose Mendes, de Cidadania e Assistência Social, participou ontem (25), no Centro de Divulgação Cultural e Científica (CDCC/USP), o I Seminário Regional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

Também participaram do evento a professora Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, coordenadora do Laboratório de Análise da Violência Prevenção (LAPREV) do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), professora Cláudia Maria Simões Martinez, Pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis da UFSCar, Raquel Auxiliadora dos Santos, chefe da Divisão de Políticas para as Mulheres, Mirlene Simões Severo, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e o vice-prefeito Emerson Leal.

O evento foi realizado pela Prefeitura, coordenado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e reuniu profissionais que trabalham em programas de atendimento a mulheres em situação de violência de São Carlos e de municípios da região central do Estado. O seminário faz parte do projeto “Tecendo a rede e construindo a cidadania das mulheres são-carlenses”, que tem como finalidade estruturar a rede de serviços e programas de atenção às mulheres em situação de violência no município e também de capacitar profissionais que atuam em cidades da região central do estado. O programa é financiado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Governo Federal.

“São Carlos é a cidade polo do Pacto de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, que é um conjunto de ações do Governo Federal, através da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, com o objetivo de prevenir e enfrentar todas as formas de violência contra as mulheres a partir de uma visão integral deste fenômeno. A nossa função é promover a execução, monitoramento e avaliação dos projetos apresentados pela região”, explicou Rose Mendes.

Participam do pacto 26 municípios que fazem parte da região administrativa central: Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Borborema, Cândido Rodrigues, Descalvado, Dobrada, Dourado, Fernando Prestes, Gavião Peixoto, Ibaté, Ibitinga, Itápolis, Matão, Motuca, Nova Europa, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Rincão, Santa Ernestina, Santa Lúcia, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos, Tabatinga, Taquaritinga e Trabiju.

O prefeito Oswaldo Barba lembrou que São Carlos já oferece vários programas voltados às mulheres. “Hoje o nosso município mantém o Centro de Referência da Mulher que é um equipamento vinculado à Divisão de Políticas para Mulheres que tem como objetivo prevenir, promover e assegurar os direitos das mulheres. Temos a Casa Abrigo “Gravelina Teresinha Lemes”, de caráter sigiloso e provisório que tem como objetivo principal o acolhimento da mulher e seus filhos menores em situação de risco iminente pelo período necessário à sua proteção e integridade física. Oferecemos acompanhamento aos atendimentos de saúde, orientação jurídica e psicológica, garantimos o convívio escolar de seus filhos”.

Lançamento Livro
Durante o Seminário foi realizado o lançamento do livro “O Empoderamento da Família para enfrentar a Violência Doméstica” de Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, Ricardo da Costa Padovani e Rachel de Faria Brino. A publicação é o resultado da premiação do concurso Práticas Exemplares que incorporem uma Perspectiva de Igualdade, de Gênero e Etnia entre Homens e Mulheres na área de Saúde, organizado pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS). De um total de 44 experiências de 19 países da região, a experiência “O Empoderamento da Família para enfrentar a Violência Doméstica” apresentada pelo LAPREV, em conjunto com a Unidade Saúde-Escola da UFSCar, foi selecionada como uma prática exemplar.

“Como parte da premiação em Washington, que integrou as comemorações do Dia Internacional da Mulher, em 2009, a Opas concedeu US$ 5 mil para a publicação desse livro, em espanhol e inglês. Esse material também será utilizado em programas de capacitação da Opas em diversos países. O objetivo desta publicação consiste em descrever as práticas de ensino, pesquisa e extensão envolvendo a mulher vítima de violência, crianças vitimizadas e homens que agridem suas parceiras”, ressaltou Lúcia Williams.

(25/03/2010)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos