NOVAS MORADIAS MELHORAM BAIRROS DE SC PDF Imprimir E-mail
Novas moradias trazem melhorias para bairros

A construção de mil novas moradias pelo Programa Minha Casa, Minha Vida vai melhorar a infraestrutura e garantir o desenvolvimento da região do Jardim Botafogo e Cidade Aracy. A Prefeitura de São Carlos e a Caixa Econômica Federal assinaram investimentos da ordem de R$ 42 milhões. A Construtora RPS já começa a construção de 500 unidades no Jardim Gramado 1, 250 no Jardim Gramado 2 e outras 250 no Jardim Gramado 3.  

Alberto Engelbrecht, secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, ressalta que, mesmo sendo um empreendimento de interesse social, ele deve seguir todos os trâmites legais, como a aprovação por órgãos municipais e estaduais. Além disso, o empreendedor é obrigado a fazer uma caução para garantir todas as obras de infraestrutura.

“Esse empreendimento vai melhorar a qualidade de vida e a infraestrutura da região, inclusive o acesso ao Antenor Garcia e ao Aracy II”, destaca Alberto. O projeto prevê ainda áreas institucionais para a construção de escolas, creches e posto de saúde. “Foi tudo previsto para dar suporte a um bairro desse porte”, explica.

A construção das moradias seguiu todos os trâmites obrigatórios e estão de acordo com as regras estabelecidas pelo Plano Diretor. As obras recebem ainda avaliação dos técnicos da Prefeitura. Além disso, os projetos, atualmente em São Carlos, são aprovados com ampla participação da população por meio dos conselhos de Desenvolvimento Urbano e o do Meio Ambiente.

O programa Minha Casa, Minha Vida vai construir em São Carlos casas de 45,03 metros quadrados, com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área e vaga de garagem descoberta. O terreno tem 200 metros quadrados e as obras devem ser concluídas em doze meses.

João Muller, presidente da Prohab, explica que 3% das moradias serão destinadas aos portadores de deficiência. “A Prefeitura vai dar prioridade para famílias que moram em áreas de risco e de preservação ambiental. Os demais passarão por sorteio”, esclarece Muller. Cerca de 60 pessoas serão removidas dessas áreas.

A construção das moradias segue critérios estabelecidos pelo Governo Federal. A casa será construída em bloco, telhado cerâmico e forro em PVC. “A construtora vai comprar 300 mil blocos da Prohab. Isso garante nossa produção de um ano. Além disso, estamos ajudando na recuperação dos presos que trabalham na fabricação de blocos”, destaca Muller.

(01/03/2010)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos