ESTADO COMPRA RESÍDUOS DA PROHAB PARA PAVIMENTAR ESTRADAS
ESTADO COMPRA RESÍDUOS DA PROHAB PARA PAVIMENTAR ESTRADAS PDF Imprimir E-mail
O programa “Melhor Caminho”, do governo de São Paulo, tem comprado resíduos da construção civil produzidos pela Progresso e Habitação de São Carlos (Prohab), uma empresa de economia mista da Prefeitura. Desde setembro de 2009 foram adquiridos 1.500 metros cúbicos de resíduos processados na Usina da empresa como pedra, cimento, argamassa e lajotas, que são fragmentados em pedaços. Esse material é misturado à terra e aplicado nas obras executadas pela Companhia de Desenvolvimento de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (Codasp).

A iniciativa foi objeto de matéria da revista Globo Rural de novembro do ano passado.

Em entrevista à revista, o engenheiro da Codasp, Alcioneu Lucchino, o reaproveitamento do entulho representa a preservação do meio ambiente. Segundo ele, a utilização desse material preserva jazidas minerais e ajuda a diminuir os resíduos da construção civil nas cidades. Segundo a reportagem, o material resultante do processamento na Usina tem excelente qualidade. As cidades de Porto Ferreira e Descalvado já receberam esse material reaproveitado na restauração. Recentemente, a estrada que liga Água Vermelha a Ibaté recebe as intervenções do programa, cujo objetivo é restaurar e conservar estradas rurais não pavimentadas.

Segundo disse Lucchino à revista, a estrada com o revestimento reciclado tem a mesma durabilidade que a de pedra britada.
Geração de entulho

O diretor-presidente da Prohab, João Muller, destaca que São Carlos gera entre 250 e 400 toneladas/dia de resíduos. Dessa quantidade, a Usina e a Fábrica de Artefatos de Cimento reaproveitam 160 toneladas. “Essa parceria entre Estado e município é importante, pois além de utilizar um material ecologicamente correto na recuperação das estradas dá vazão à nossa produção”, comentou. Cada metro cúbico é comprado pela Codasp a R$ 8. Muller também lembrou da questão social que envolve a Usina. A mão-de-obra é composta por 14 reeducandos do regime semiaberto da Penitenciária de Itirapina, que recebem salário e, para cada três dias de trabalho, recebem a remissão de 1 dia da pena.

(25/02/2010)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos