AÇÃO EDUCATIVA PERCORREU 36 BARES DE SC
AÇÃO EDUCATIVA PERCORREU 36 BARES DE SC PDF Imprimir E-mail
Ação Educativa da Prefeitura percorreu 36 bares

A Prefeitura encerra neste sábado (20), a campanha educativa “Viva na noite – Se beber não dirija” que tem por objetivo diminuir o índice de acidentes de trânsito envolvendo condutores alcoolizados. A iniciativa conta com a participação da Polícia Militar, com o patrocínio da concessionária de área azul - Hora Park e apoio do Sindicato dos Bares, Hotéis, Restaurantes e Similares de São Carlos e Região (Sinthogastro).

Utilizando o bom humor e linguagem teatral, quatro atores caracterizados como “Anjos do Trânsito”, percorreram 36 bares da cidade, incluindo o distrito de Água Vermelha, conscientizando com dinâmica interativa a prevenção de acidentes, usando placas indicativas com mensagens de segurança no trânsito e adesivos que reportam ao significado de estar ou não em condições de dirigir.

O secretário de Transporte e Trânsito, Nilson Carneiro, reforça que o projeto busca conscientizar permanentemente sobre a conduta de que o álcool e direção não combinam, incentivando a direção responsável como uma forma de preservar a vida e a segurança de condutores e pedestres.

“Os boletins de ocorrência apontam que na sexta e no sábado aumentam os acidentes de trânsito, tendo como causa a ingestão de bebida alcoólica. Estamos educando os condutores e com o apoio da Policia Militar, que participa da ação educativa trazendo o bafômetro, os consumidores dos bares têm a oportunidade de soprar o equipamento e ver o teor de álcool no organismo, conscientizando o motorista para não dirigir após a ingestão de bebida alcoólica”, alerta Carneiro.

Dados do último levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito e Polícia Militar em 2007, apontam que 25,5% do total de acidentes de trânsito, não necessariamente associado ao uso de álcool, envolvem condutores na faixa etária entre 18 e 25 anos, 28% entre 26 e 35 anos, 20% (36 e 45), 17,9% na faixa entre 46 e 60 anos e 6% de condutores com mais de 60 anos.

Reflexo positivo
As ações realizadas pela Prefeitura, que incluem campanhas educativas, melhoria na sinalização e intensificação da fiscalização, também já apontam redução no número de acidentes de trânsito quando comparados os anos de 2008 e 2009. O número de acidentes com vítima, que em 2008 era de 1.138 ocorrências, sofreu queda de 19% com 922 registros em 2009. As ocorrências de atropelamento também tiveram queda de 8%, com 124 registros em 2008 e 114 em 2009.

Para o estudante Rodrigo Faria, a campanha é importante porque “conscientiza as pessoas sobre quem bebe não pode dirigir e a cada ano no período de feriados aumentam as mortes associadas ao uso de álcool”.

Claudia Galvão, uma das atrizes da campanha de orientação, lembra que o projeto está sendo bem recebido. “As pessoas transformam a informação em conhecimento e observamos que em São Carlos, em várias mesas, sempre tem um que não está bebendo, que é o carona segura e isso é bem legal”, comemora.

Já para bancário Ricardo Andreossi “a abordagem com humor é bem aceita chama atenção para o tema tão importante e pode ser eficaz na prevenção de acidentes”.


(19/02/2010)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos