CALENDÁRIO 2010 PDF Imprimir E-mail
PRÓ-MEMÓRIA LANÇA CALENDÁRIO 2010 EM HOMENAGEM AOS 50 ANOS DO ÍRIS FOTO GRUPO

O calendário de mesa de 2009, produzido todos os anos pela Fundação Pró-Memória, irá homenagear o Íris Foto Grupo, que teve seu início em 1959 em São Carlos – comemorou neste 50 anos –, e que tem entre seus principais fundadores o saudoso Paulo Pires, considerado um dos melhores fotógrafos de São Carlos.

Os primeiros registros fotográficos em São Carlos datam do fim do século XIX. Foi a partir de 1893, quando os primeiros fotógrafos Filemon Pérez e Hugo Graeser se estabelecem na cidade, que a vida cotidiana e o progresso urbano passaram a ser divulgados através de imagens fotográficas impressas nos Almanaques, jornais e cartões postais.

Durante o século XX, inúmeros fotógrafos exerceram suas atividades na cidade, a maioria como retratista. Um dos mais populares foi o espanhol Jesus Blanco Nunes, o “lambe-lambe”, que nos anos 20 inicia seu trabalho na Praça Coronel Paulino Carlos. Alguns ainda atuaram profissionalmente na área de fotojornalismo, como é o caso dos fotógrafos Thomaz Ceneviva e José João.

Foi na fotografia, como concepção artística, que os fotógrafos de São Carlos se destacaram. Este é o caso de um grupo de amantes da fotografia que em setembro de 1959 se reuniram para criar o Íris Foto Grupo. Participaram da sua fundação os fotógrafos: Paulo Pires, Porceno Marino, José de Milano Filho, João Zanin, Carlos Zanin, Ivo Hidalgo, Marcelo Souza Osório e Eduardo Bordini Marino. O Grupo, formado apenas por amadores, se caracterizou pela técnica em preto e branco. Com participação em todas as Bienais e muitos salões internacionais, o Íris Foto Grupo conquistou inúmeros prêmios, tanto individuais como coletivos, estabelecendo assim, uma sólida tradição dentro da Confederação Brasileira de Fotografia e Cinema.

O acervo foi cedido pelo professor Eduardo Pires, filho de Paulo Pires, que também foi responsável pela seleção das imagens do calendário.

A diretora presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo, conta que todos os anos a Fundação faz o calendário e esse ano com a colaboração do professor Eduardo Pires conseguimos fazer essa homenagem. “Nós, da Fundação Pró-Memória, desejamos fazer um agradecimento especial ao professor Eduardo Pires, por possibilitar essa homenagem a seu pai em nosso calendário de 2010”, conclui Cerávolo.

O calendário pode ser adquirido ao preço de R$ 5,00 na recepção do primeiro andar da Estação Cultura (prédio da antiga Estação Ferroviária), sempre das 8h às 12h e das 14h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3373-2700.

(23/12/09)