ATENDIMENTO SOCIAL |
PREFEITURA INTENSIFICA RONDA PARA ATENDER MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, mantém no município um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) destinado ao atendimento da população adulta em situação de rua. Esta unidade atende em média 50 pessoas todos os dias. Além disso, o trabalho conta com 2 educadores de rua que fazem rondas diárias para abordagens e acompanhamento com o objetivo de conduzir estas pessoas em situação de rua para o atendimento e adesão ao trabalho do CREAS. Mas para que esse trabalho seja ainda mais eficiente é necessária à participação da sociedade como um todo. “Essa época de Natal e do Ano Novo é comum o aumento no número de pessoas nas praças e vias públicas pedindo esmola, muitas vezes acompanhadas de crianças. Realizamos uma ronda diária nesses locais com o objetivo de encaminhar essas pessoas para atendimento tanto no Albergue Noturno como no CREAS e estamos constatando que na maioria das vezes esses pedintes vêm de outros municípios da região. Nesta semana mesmo tivemos casos de mães que vieram de Bauru, Jaú e Jaboticabal, então pedimos para que a população não dê esmola, e sim nos avise, faça uma denúncia para que possamos resolver a situação, realizar o atendimento necessário”, explica a secretária de Cidadania e Assistência Social, Rose Mendes. Rose explicou, ainda, que no caso de pessoas de outros municípios, as educadoras sociais da Prefeitura conversam com elas, oferecem assistência, e disponibilizam a passagem para que elas retornem à cidade de origem. Outro aspecto é quanto à presença de “ciganos” na cidade, o que vem sendo acompanhado de perto pelo Conselho Tutelar porque na maioria das vezes envolve menores de idade. O CREAS São Carlos é pioneiro no interior paulista, trabalha de acordo com o que preconiza a Política Nacional de Assistência Social, efetivando com isso o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), fornecendo serviços que asseguram qualidade na atenção protetiva, num espaço de convivência, socialização e acolhida, propiciando o acesso dessas pessoas às políticas públicas existentes no município. No entanto, a Prefeitura informa que conforme legislação vigente não é possível impor a nenhum cidadão esse atendimento. “Oferecemos atendimento psicológico, terapêutico ocupacional, atividades sócioeducativas, recreativas, oficinas, cursos profissionalizantes, além disso, disponibilizamos guarda-volume, local para higiene pessoal e alimentação que inclui café da manhã, almoço e lanche da tarde”, lembrou o chefe da Divisão de Políticas de Atendimento a População em Situação de Rua, Luciano Freitas de Oliveira. O CREAS destinado ao atendimento da população em situação de rua, fica localizado na rua São Joaquim, 818, no centro. O telefone é o 3307-4795. O horário de funcionamento é das 8h às 17h de segunda a sexta-feira. Qualquer denúncia também pode ser feita na Secretaria de Cidadania e Assistência Social pelos telefones 3371-1122 ou 3371- 2290. No caso que envolve crianças a denúncia também pode ser feita através dos telefones 3371-3930 ou pelo 153 no caso de emergência noturna e aos finais de semana. (11/12/09) |