PLANTANDO O FUTURO NECESSITA DE APOIO PDF Imprimir E-mail

PLANTANDO O FUTURO NECESSITA DO APOIO DA POPULAÇÃO

A Prefeitura de São Carlos, em parceria com a Imobiliária Cardinalli, OPTO Eletrônica e ONGs ambientalistas, lançaram  mais uma etapa do “Programa Plantando o Futuro”, com o objetivo de aumentar a arborização urbana visando aos benefícios que as árvores trazem para saúde e, consequentemente, atingindo a melhoria na qualidade de vida da nossa cidade, tais como: redução da temperatura e sombreamento, que resultam em um clima mais favorável, ornamentação, prevenção contra inundação etc.

Segundo Ítalo Cardinali, que junto à Imobiliária abraçou o projeto de imediato, o Programa Plantando o Futuro serve para conscientizar as pessoas a construir uma São Carlos mais verde e com melhor condição climática.

Na manhã desta segunda-feira (28) foi realizada a primeira etapa do programa na rua Padre Teixeira, entre a avenida São Carlos e a rua Episcopal, que contou com a presença do coordenador do Meio Ambiente, Paulo Mancini, representantes da Imobiliária Cardinali e da ONG Ramudá.

De acordo com o educador da ONG, Iuri Gebara, serão plantadas 250 árvores em 44 quadras no centro da cidade. “A ONG foi contratada para fazer a sensibilização e identificação dos locais para o plantio. Há uma dificuldade na escolha das espécies para o plantio em calçadas. A muda deve ser grande, para que não haja depredação, ser de um porte que o tronco não atinja os fios da rede elétrica e que sua raiz cresça para o fundo, não danificando as calçadas”, enfatizou.

O Programa Plantando o Futuro não tem êxito sem a participação da população, pois é necessária a colaboração dos moradores e comerciantes tanto na plantação quanto no cultivo das árvores.  “A Constituição Federal no artigo 225 diz que cuidar do Meio Ambiente é um dever do Estado, mas também um dever da coletividade. Nessa primeira etapa estão sendo plantadas 250 mudas no centro da cidade e esperamos estender o projeto aos bairros”, completou Mancini.

O plantio é realizado quando há a autorização e a responsabilidade dos moradores em cuidar das árvores. A partir daí, o morador escolhe a muda, assim como fez a moradora Neusa Massei Porto. “Acho esse projeto importantíssimo para a cidade. Além de embelezar, é muito bom para a saúde de todos. Fiquei feliz pela Prefeitura ter escolhido a minha rua”, declarou.

(28/09/09)

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos