DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA DE SÃO CARLOS SÃO APRESENTADOS EM SEMINÁRIO PDF Imprimir E-mail


Os Desafios da Mobilidade Urbana de São Carlos foram discutidos na terça-feira (22), em palestras do Prof. Dr. Archimedes Raia Junior (UFSCar), Prof. Dr. Antonio Nelson Rodrigues (USP) e o diretor de Transportes da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, Eduardo Giannetti, realizadas no auditório Bento Prado Júnior, na sede da Prefeitura.

Antonio Nelson apresentou os dados do Índice de Mobilidade Urbana Sustentável que além de avaliar as condições atuais da cidade permite subsidiar a formulação de políticas públicas visando à mobilidade urbana sustentável. O índice varia de 0 a 1, e o de São Carlos com os dados levantados até o primeiro semestre de 2008 foi de 0,58. O estudo aponta que implementando 16 ações das 87 possíveis poderia atingir o índice 0,81.

Ele também falou sobre a pesquisa O-D (Origem Destino) realizado em parceria com o município e com apoio da FAPESP, que é um estudo que nenhuma cidade do mesmo porte tem e que é muito importante do ponto de vista estratégico. Essa pesquisa apontou como se dá os deslocamentos dos são-carlenses: 29% são feitos a pé, 37% são feitos através de veículos, 19% são feitos pelo transporte coletivo, 3% de bicicletas e 12% outros. Os motivos das viagens também foram levantados: 39% motivo trabalho, 31% motivo estudo, 9% assuntos especiais e 4% lazer, negócios e saúde.

Já Archimedes Raia Junior lembrou que a base de dados levantada pelo Núcleo de Estudos Sobre Trânsito da UFSCar pode ajudar a solucionar conflitos e escolhas equivocadas no sistema viário e na circulação dos veículos da cidade. “A construção de um terminal de cargas com horário específico para distribuição das mercadorias por veículos menores seria uma das alternativas para oferecer maior segurança no trânsito e desobstruir a passagem de pedestres junto à rede de supermercados”, exemplificou. Também apontou os índices de acidentes de trânsito e a distribuição espacial de atropelamentos e acidentes.

O diretor de Transportes, Eduardo Giannetti, lembrou que a Prefeitura já tem preparado as ações para a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade e considera um privilégio para o prefeito Oswaldo Barba ter já no primeiro ano de sua gestão um banco de dados de mobilidade urbana e trânsito das pesquisas elaboradas pelas universidades. “Isso nos dá referenciais importantes para planejar a cidade para os próximos 10 anos. O trabalho será feito em consonância com o Plano Diretor do Município com desafio permanente de implementar novas ações que melhorem e ampliem a oferta do transporte coletivo, a circulação nas vias, a segurança dos pedestres e a democratização e uso do espaço de circulação urbano”.

Ao final do evento foi lançado também o concurso de fotos e vídeos de até 1 minuto feito por celulares com o tema “Os desafios da Mobilidade em São Carlos”, tendo como subtemas: utilização da bicicleta, pedestres, transporte público, controle de tráfego, poluição e acessibilidade. O regulamento e demais informações estarão em breve sendo divulgados pela Secretaria.

(23/09/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos