MDS CONHECE INTEGRAÇÃO DAS ÁREAS SEGURANÇA ALIMENTAR E ECONOMIA SOLIDÁRIA DE SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

O coordenador geral de promoção do Programa de Alimentação e Nutrição do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Antonio Leopoldo Nogueira Neto, e o gestor da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), do Ministério de Trabalho e Emprego (MTE), Carlos Francisco de Moura Fé, estiveram em São Carlos nesta quarta-feira (16) para conhecer a experiência de integração de políticas públicas desenvolvidas no município nas áreas de segurança alimentar e nutricional e geração de trabalho e renda.

Ao lado do secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Emerson Domingues, do diretor do Departamento de Apoio à Economia Solidária, Reynaldo Sorbille, e da nutricionista do Núcleo de Apoio à Gestão (NAG) aos Restaurantes Populares, da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Ana Paula Fagion, os dois integrantes do governo federal foram visitar a o Banco Municipal de Alimentos e a cozinha industrial no São Carlos Exposhow, onde são processados alimentos e elaboradas refeições, inclusive as servidas no restaurante popular da Cidade Aracy e no Distrito de Santa Eudóxia. Foram recebidos pela secretária de Agricultura e Abastecimento, Regina Bortolotti.

Depois da visita houve uma reunião no Centro Público de Economia Solidária “Herbert de Souza – Betinho”, onde foi mostrado como se dá a integração dos programas de segurança alimentar e de economia solidária.

Para Nogueira Neto foi muito bom conhecer essa experiência de São Carlos. “O objetivo dessa visita é fazer uma avaliação do processo de abastecimento e segurança alimentar e, nesse sentido, São Carlos apresenta algo bastante interessante”, disse.

Reynaldo Sorbille explica que a experiência é bastante interessante, uma vez que, por meio de pregão eletrônico, a COOPERCOOK, uma cooperativa de trabalhadoras na área de prestação de serviços de culinária, participou e venceu a licitação no ano passado, ficando responsável pelo fornecimento das refeições de ótima qualidade, reconhecida pelos usuários do restaurante popular da Cidade Aracy e de Santa Eudóxia.

“Conseguimos aliar a questão da segurança alimentar e nutricional à geração de trabalho e renda, permitindo a inclusão no mercado de trabalho de 33 trabalhadoras envolvidas neste empreendimento econômico solidário”, finalizou Sorbille.

O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Emerson Domingues, saiu do encontro bastante animado. Ele apresentou ao representante da Senaes a proposta de criação de uma incubadora municipal de empreendimentos de Economia Solidária com o apoio do MTE, que teria como objetivo acompanhar e consolidar os empreendimentos econômicos solidários existentes no município e estimular a criação de outras iniciativas empreendedoras coletivas no âmbito da Economia Solidária.

“Nós apresentamos a ideia e agora vamos aguardar o posicionamento do conselho MTE, que vai analisar a proposta da abertura de um programa ou uma linha crédito para custear a qualificação dos nossos servidores e a estrutura física da incubadora”, concluiu Domingues.

(18/09/09)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos