ABIMAQ REAFIRMA INVESTIMENTOS NA CIDADE DA ENERGIA PDF Imprimir E-mail


Os representantes da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) anunciaram nesta quarta-feira (16), em São Carlos os primeiros parceiros da Cidade da Energia. A Petrobras e a Vale Energia vão integrar o projeto, que deverá ser um local para exposição permanente sobre energia renovável e sustentável. A Cidade da Energia contempla ainda parcerias entre o setor privado, universidades e centros de pesquisa para a geração de negócios no campo da energia. O anúncio foi feito durante da reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (COMDES) de São Carlos, presidido pelo prefeito Oswaldo Barba.

O presidente da Abimaq, Luiz Aubert Neto, ressaltou ainda a participação das empresas Woben e Inpsa, do setor de energia eólica, que estarão no projeto, entre outras que integram a associação. “Vamos transformar a região de São Carlos em referência em energia renovável e sustentável”, destacou. “A Cidade da Energia é um projeto para o país e para o mundo”, disse. 

A Cidade da Energia deve ser inaugurada no segundo semestre de 2010 com o lançamento da 1ª Feira de Energia Limpa e Renovável e a realização do Congresso Internacional de Energia Limpa e Renovável. O projeto completo deve receber R$ 87 milhões em investimentos, entre verbas do Governo Federal, Prefeitura e da Abimaq, além da doação de parte da área pela Embrapa.

O local contará com exposições permanentes de acervo de tecnologia de energia renovável. A Cidade da Energia vai desenvolver pesquisas aplicadas em energia e incubadora de projetos tecnológicos na área. O projeto contempla ainda um centro de debates sobre energia renovável e áreas afins. “A Abimaq já se tornou uma importante parceira de São Carlos em um projeto amplo, que alia o conhecimento produzido nas universidades da cidade e da região, nos centros de pesquisa, à iniciativa privada. E isso vai se reverter na produção de energia limpa e consequentemente no desenvolvimento sustentável do Brasil”, comentou o prefeito Oswaldo Barba.

Agrishow
Segundo Aubert Neto, a crise mundial que atingiu o setor de máquinas agrícolas influenciou na decisão da diretoria da Abimaq em realizar a Feira Agrishow em Ribeirão Preto até 2014. Ele explicou à imprensa que o faturamento do setor sofreu queda de 65%, o que justificou o recuo. “Tínhamos o comprometimento com São Carlos em realizar a feira na Cidade da Energia a partir de 2010. Só que a crise mundial nos fez recuar nessa intenção porque corríamos o risco de não realizar a feira e ficaríamos sem a Cidade da Energia”, explicou. "A decisão de permanecer com a Agrishow em Ribeirão Preto foi exclusiva da Abimaq e todos ganharam. Nessa história não há perdedores", ratificou Aubert Neto.

Ele voltou a dizer que o projeto Cidade da Energia é amplo e não se restringe apenas a Agrishow. “A Cidade da Energia é projeto de país para o mundo”, acrescentou.



(16/09/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos