CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DISCUTE DIVERSIDADE, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO PDF Imprimir E-mail
O prefeito Oswaldo Barba, acompanhado da coordenadora de Artes e Cultura, Telma Olivieri, abriu no último sábado (29), no auditório do Sesc São Carlos, a III Conferência Municipal de Cultura com o tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”.

O encontro foi baseado nos objetivos da II Conferência Nacional de Cultura, que discutiu a cultura brasileira nos seus aspectos da memória, de produção simbólica, da gestão, da participação social e da plena cidadania, além de propor estratégias para o fortalecimento da cultura como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável.

Após a abertura do evento, foi realizada uma mesa-redonda com a participação de Neide Aparecida da Silva, da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, responsável pelas Oficinas Preparatórias da II Conferência Nacional de Cultura, e de Marcelo Fraccaro, representante do Ministério da Cultura.

Os cinco grupos de trabalho debateram durante os dois dias de Conferência os seguintes temas: produção simbólica e diversidade cultural: cultura, cidade e cidadania; cultura e desenvolvimento sustentável; cultura e economia criativa e gestão e institucionalidade da cultura.

O prefeito Oswaldo Barba ressaltou na abertura do evento que uma das diretrizes do seu governo nessa área é possibilitar o acesso à cultura ao maior número de pessoas. “Para isso descentralizamos a rede física de atendimento levando espetáculos para locais como centros comunitários, armazém cultura, escolas municipais, além do desenvolvimento de projetos que contribuem para a construção de uma identidade regional, como a Tenda Móvel de Teatro e a Ciranda Cultural”.  

Barba lembrou ainda que desde o início da sua administração foram realizados 54 espetáculos teatrais e exibidos cerca de 50 filmes em circuitos alternativos como Cine São Roque, Sessão Maldita e Afrocine.

De acordo com Telma Olivieri, o número de participantes da III Conferência superou as expectativas à medida que foi crescendo a cada ano. “A quantidade de participantes aumentou sensivelmente e foi notado um amadurecimento tanto nos debates, participação, grupos de trabalho, propostas e discussões. Esse é um processo que tende a se fortalecer a cada conferência”.

A III Conferência elegeu 12 delegados, sendo quatro do poder público e oito da sociedade civil que irão participar da próxima etapa estadual.

(31/08/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos