PREFEITO PARTICIPA DA SESSÃO COMEMORATIVA AO CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE DOM HELDER CÂMARA PDF Imprimir E-mail


O prefeito Oswaldo Barba, acompanhado do Ministro Paulo de Tarso Vannuchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República, participou na noite da última segunda-feira (24), no auditório Professor Sérgio Mascarenhas, do Instituto de Física de São Carlos (USP), da sessão solene da Câmara Municipal, comemorativa ao Centenário do Nascimento de D. Helder Câmara.

A sessão foi presidida pelo presidente da Câmara, vereador Lineu Navarro e contou com a participação do Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Paulo Sérgio Machado, da Pró-reitora de Extensão da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Marina Palhares, do ex-deputado estadual Renato Simões, presidente por oito anos da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, da representante do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da Universidade de São Paulo (USP) e do vereador Robertinho Mori.

Também participaram do evento o ex-prefeito Newton Lima Neto, a secretaria de Cidadania e Assistência Social, Rose Mendes, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, o juiz da Vara da Infância e Juventude de São Carlos, Cláudio do Prado Amaral, o professor João Virgílio Tagliavini, um dos participantes da mesa redonda realizada na UFSCar com o tema “Democracia, Memória e Direitos Humanos no Brasil”.

Lineu Navarro fez um relato sobre a vida de Dom Hélder Pessoa Câmara e lembrou que a nova denominação da rua que agora leva o nome do arcebispo emérito de Olinda e Recife corrige um equívoco histórico. “Retiramos a homenagem feita a um torturador, Sérgio Fernando Paranhos Fleury, e colocamos o nome de uma personalidade que lutou pela paz e pela liberdade, reconhecido defensor dos direitos humanos, indicado quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz”.

A Câmara Municipal exibiu um vídeo produzido antes da morte de Dom Helder (1999) e em que o religioso mostra um pouco do seu trabalho e fala das suas convicções.

Já o prefeito Oswaldo Barba ressaltou que as homenagens para Dom Helder continuam em São Carlos no próximo dia 27, dentro da programação que celebra o centenário de seu nascimento.

“A Prefeitura realiza na próxima quinta-feira, a partir das 19h, no Cine São Carlos, um ato de celebração com a participação do monge beneditino Marcelo Barros, que foi Secretário para Ecumenismo da Arquidiocese de Olinda e Recife. Também vamos exibir o documentário “O Santo Rebelde” sobre a vida de Dom Helder, dirigido pela professora de Artes Visuais da Universidade de Brasília, a UnB, Erica Bauer, que também estará presente”.

O Ministro Vannuchi ressaltou a iniciativa da Câmara Municipal e disse que mais uma vez São Carlos é modelo para o restante do País. “Vou divulgar amplamente essa iniciativa. Por onde passo já digo que essa cidade é um exemplo na recuperação de menores em conflito com a lei, agora tenho mais um exemplo positivo para citar de São Carlos, que retirou com sabedoria a homenagem a um homem que mesmo antes de ser torturador, já era matador, responsável por um crime continuado, que é o de ocultação de cadáver, homenageando uma pessoa que foi intrépido defensor dos direitos humanos, dos pobres e transformador das estruturas da igreja”.

No final da cerimônia o ator Tarcio Costa fez uma performance, por meio de uma poesia de cordel, contando a vida de Dom Helder Câmara.


(25/08/09)




 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos