MEIO AMBIENTE PDF Imprimir E-mail
COMDEMA ANALISA PLANO DE MICROBACIA DO CÓRREGO JARARACA

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) se reúne nesta quinta-feira (20), na Coordenadoria de Meio Ambiente, para analisar o Plano da Microbacia Hidrográfica do córrego Jararaca, que insere as regiões do Tibaia de São Fernando, Tutoya do Vale, Vale da Santa Felicidade, Condomínio Leila e Varjão.

O plano é parte das obras de contenção de enchentes do Varjão e foi elaborado pela empresa Fator Ambiental. Os custos foram pagos pelo Grupo Encalso, responsável pelo Condomínio Dahma. O estudo ficou pronto em outubro do ano passado e agora será analisado pelo Comdema. “O Plano de Microbacias é importante porque ele detecta as Áreas de Preservação Permanentes, a vegetação nativa na região, entre outros itens, fazendo com que aqueles condomínios e bairros possam se desenvolver com sustentabilidade”, disse o coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura, Paulo Mancini.

Segundo Mancini, na reunião, o Conselho terá a oportunidade de emitir seu parecer sobre o Plano, bem como poderá apontar ajustes e informações complementares. “Outro fator importante do Plano é que ele poderá ser um instrumento de educação ambiental e os moradores darão importância à região em que moram ou que praticam o seu lazer”, lembrou Mancini.

Obras na região

Em junho de 2008 a Prefeitura inaugurou a construção de três canais em concreto que ligam as cinco lagoas de contenção – três na área da Encalso, que fica no lado oposto ao Varjão, e duas em uma área do município localizada no lado oposto ao campo de golfe, ao córrego do Jararaca. As lagoas na área do município receberam 1.476 metros lineares de alambrado com 2 metros de altura, que tem como objetivo aumentar a segurança, impedindo que crianças ou adultos nadem nas lagoas.

A Prefeitura construiu ainda um dissipador, que é uma espécie de canal em concreto com degraus e pedras fincadas na laje do piso, que reduz a velocidade da água e evita erosões nas lagoas. As obras executadas resultaram das negociações entre Ministério Público, Prefeitura, Encalso e Autovias e custaram R$ 2 milhões. Graças a essas obras a região não sofreu mais com as enchentes, antes tão comuns no local.

Reunião
A reunião do Comdema está prevista para começar às 19h30, na sede da Coordenadoria de Meio Ambiente, à rua General Osório, nº 1138, centro.

(19/08/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos