PREFEITURA LANÇA O PROJETO “OP EDUCA” PDF Imprimir E-mail


Na noite de quarta-feira (12), o prefeito Oswaldo Barba, acompanhado da coordenadora de Orçamento Participativo e Relações Governo Comunidade, Géria Montanar, e da secretária de Educação, Lourdes Moraes, apresentou no Paço Municipal um novo projeto que está sendo implementado no município: o OP Educa.

O projeto pretende desenvolver a cidadania desde a infância - alcançando as famílias - quanto a seus direitos e deveres e da possibilidade de, através da participação efetiva, construir uma cidade melhor. As ações ocorrerão em escolas municipais, estaduais, particulares e Sesi.

Serão trabalhados conceitos básicos, como o que é voto, como escolher, o que é prioridade, o que é uma assembleia, o que é ser um delegado, um conselheiro, como argumentar, ouvir, defender ou contestar as propostas.

“Ao envolvermos as crianças num processo de discussão para aprenderem como decidir de forma coletiva a gente está ensinando a convivência futura para que elas possam interferir na sociedade e melhorá-la”, afirmou o prefeito Barba.

De acordo com Géria Montanar, a proposta do OP Educa se fundamenta nos princípios da Educação Municipal (Lei Nº 13.889) e no regimento do programa Orçamento Participativo de São Carlos. “A ideia é que todos os estudantes conheçam o que é orçamento e ensinar como eles podem participar das tomadas de decisões da cidade”. 

Estão envolvidos no projeto 33 escolas (Sesi, sete particulares, 14 municipais, e 11 estaduais), além de 4.515 alunos e 395 educadores.

Etapas
Na primeira fase do OP Educa, cada sala/turma das escolas vai buscar identificar as questões que pedem soluções urgentes no âmbito escolar, seja em relação ao espaço físico ou ao cotidiano da escola. Em uma assembleia, todas as turmas apresentam suas demandas e votam as prioridades.

Na segunda fase, os estudantes analisarão o entorno da escola e questões do bairro e da cidade. O diagnóstico vai definir as prioridades a serem votadas por delegados de cada escola da região em assembleias regionais, nas quais serão eleitos delegados para representarem essas propostas numa assembleia envolvendo todas as escolas participantes do OP Educa. Este evento deverá produzir um documento contendo as principais demandas das crianças e adolescentes para a cidade.

Em setembro ou outubro, quando ocorrerá a discussão da Lei Orçamentária do Município na Câmara Municipal, haverá a entrega das propostas. Os alunos apresentarão suas demandas aos vereadores e ao prefeito para que o município incorpore em seu planejamento e em suas ações a opinião da infância e da adolescência.

(13/08/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos