SÃO CARLOS CONFIRMA PRIMEIRA MORTE POR GRIPE INFLUENZA A PDF Imprimir E-mail
A Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos informa que, lamentavelmente, registrou nesta segunda-feira (27), o primeiro óbito de paciente em consequência do vírus Influenza A (H1N1), conhecida popularmente como gripe suína. A vítima é uma mulher de 32 anos que faleceu no domingo, dia 26 de julho. Antes deste caso, a cidade registrou quatro casos suspeitos, cujos exames foram negativos.

Como toda doença de notificação compulsória, a Vigilância Epidemiológica recebeu as informações do Hospital Estadual Américo Brasiliense, unidade referência determinado pelo Ministério da Saúde para atendimento dos pacientes que estão com sintomas graves da nova gripe na região.

Segundo o hospital, ela começou a apresentar os sintomas da nova gripe (febre, falta de ar e dor de garganta) no dia 15 de julho, procurou atendimento médico no dia 20 de julho na Unimed e foi encaminhada para a Santa Casa, que no mesmo dia encaminhou a paciente para internação no hospital de Américo Brasiliense. 

O secretário municipal de Saúde, Arthur Pereira, em coletiva de imprensa lamentou o óbito ocorrido em São Carlos, porém tranquilizou a população ao afirmar que não há motivo para pânico. “A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, já orientou todas as pessoas que tiveram contato com a vítima, neste momento não há a necessidade de nenhuma medida especial, se aparecer sintomas da nova gripe a orientação para qualquer pessoa é procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência”, explicou Pereira.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a triagem é feita segundo os sintomas de cada paciente. Se há sinais de gravidade (doença respiratória aguda) com indicação de internação, o paciente é encaminhado para Américo Brasiliense. Os casos com sintomas leves são atendidos em qualquer unidade de saúde do município e orientados sobre os cuidados a serem adotados em domicílio.

Arthur Pereira enfatizou ainda que não haverá interdição de aulas na cidade, no entanto, as crianças que estiverem com os sintomas de gripe devem deixar de ir a aula. Entre as medidas de prevenção e controle a serem adotadas, Pereira orientou a higienização das mãos com água e sabonete antes das refeições, após contato com superfícies, proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) depois de tossir, espirrar ou usar o banheiro, evitar tocar os olhos, nariz ou boca, evitar aglomerações e ambientes fechados, manter os ambientes ventilados e, em casos suspeitos ou confirmados, ficar em repouso, utilizar alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos.

“Recomenda-se que o indivíduo doente com síndrome gripal, se possível, permaneça em domicilio durante os 7 dias após o início dos sintomas para evitar a transmissão do vírus para outras pessoas”, frisou o secretário de Saúde de São Carlos.

(27/07/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos