SAMU COMEMORA 3 ANOS COM 105 MIL ATENDIMENTOS PDF Imprimir E-mail


Quando toca o telefone 192 do outro lado da linha estão os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), verdadeiros “anjos da guarda”, preparados para salvar vidas. Quem liga para o SAMU percebe a especialização do serviço na remoção de pacientes, coordenado pelo médico regulador que faz a triagem e avalia a gravidade do caso e se há necessidade de remoção do paciente pela ambulância de suporte básico ou com equipamento especial e médico intervencionista (Unidade de Suporte Avançado-USA).

O serviço acaba de completar 3 anos em São Carlos e recebeu na manhã de hoje, em sua sede a visita do prefeito Oswaldo Barba, acompanhado da primeira dama Cidinha Duarte, do presidente da Câmara Municipal, Lineu Navarro, do vereador Antonio Catharino, secretários municipais, coordenadores, imprensa e demais autoridades.

Foram realizados no período 104.760 atendimentos entre remoções de alta complexidade (7.812), média complexidade (20.484) e baixa complexidade (17.676), atendimentos clínicos (eletivos) 29.628, além do transporte social de 29.160 pacientes que hoje passou a ser feito pelo Serviço de Remoção Interna da Secretaria Municipal de Saúde, com a aquisição de dois novos veículos.

Hoje, o SAMU possui 6 ambulâncias prontas para remoção no período noturno e 8 no período diurno. Durante a visita, o prefeito Oswaldo Barba anunciou que já solicitou ao Ministério da Saúde mais 6 veículos para a área de Saúde, mas enquanto aguarda a resposta do Governo Federal, a Prefeitura vai comprar 2 novas ambulâncias e entregar em breve uma motolância, moto equipada com desfibrilador e material para suporte básico à vida (já doada pelo Governo Federal em fase de acerto de documentação), que será pilotada por um técnico de enfermagem treinado para atuar nas intervenções rápidas pelas ruas da cidade e na zona rural, agilizando o atendimento emergencial, até a chegada da ambulância.

O prefeito disse que a seriedade do trabalho desenvolvido pelos socorristas do SAMU é reconhecida por 99% da população de São Carlos e faz parte da tarefa diária das ações de modernização e humanização da Prefeitura. “Comemoramos o terceiro aniversário de um trabalho integrado com as unidades de saúde, Hospital-Escola, Santa Casa, Bombeiros, Policia Militar, Defesa Civil e que se complementa com o trabalho preventivo do Programa de Saúde da Família”, disse o prefeito.

Barba relatou ainda que pode acompanhar um dos atendimentos do SAMU. “Eu pessoalmente tive a oportunidade de acionar o SAMU para socorrer uma amiga que teve um incidente. Acompanhei com muito orgulho a maneira carinhosa como os profissionais do SAMU assistem os pacientes até uma unidade de saúde”, relata o prefeito

O secretário municipal de Saúde, Arthur Pereira, cumprimentou os profissionais do SAMU pelo sucesso do trabalho e reafirmou o compromisso de continuar “trabalhando em defesa da vida com equipes que fazem à diferença nos atendimentos de Urgência e Emergência em nossa cidade”.

O presidente da Câmara, Lineu Navarro, ressaltou que a implantação do SAMU pelo governo Lula também é eficiente e trouxe benefícios importantes para São Carlos. “Lamentavelmente alguns segmentos criticam o SAMU porque não sabem como é feito o trabalho das equipes e o quanto o serviço está organizado, além de ter  avançado no atendimento da população. A maioria dos vereadores do poder Legislativo reconhece a importância deste trabalho que teve um salto incomensurável de valor e qualidade no atendimento das ocorrências de saúde em nossa cidade”, disse Navarro.

Reconhecimento da população
O atendimento do SAMU conquistou credibilidade e se tornou simpático à população que percebeu a mudança e a qualidade do serviço de atendimento. Em média são 95,6 ligações/dia, pessoas que ligam para o SAMU pedindo socorro para acidentes com vítima, mal súbito, trabalham de parto, acidentes de trânsito, de trabalho, vítimas de violência com arma de fogo e arma branca, além de situações onde há risco de morte como parada cardiorrespiratória, traumatismos, ou infarto do miocárdio, entre outros procedimentos de emergência. Para atender a população a Prefeitura contratou 28 médicos, 6 enfermeiras, 30 auxiliares de enfermagem, 4 telefonistas auxiliares de regulação médica (Tarm), 4 operadores de rádio, 28 condutores (motoristas), 1 médico coordenador e 1 administrador.

Luciana de Almeida Regitano, lembra do acidente automobilístico que o filho André sofreu num dos cruzamentos da cidade. “Era 7h10 e meu filho a caminho da escola foi arremessado com sua moto no poste por um carro que avançou a preferencial. Ele perdeu um rim, sofreu múltiplas fraturas e perfurações de órgãos”.

Luciana agradeceu o trabalho do SAMU ao recordar que o quadro era grave e o filho foi salvo por um milagre. “Seremos eternamente gratos ao trabalho de vocês, que foram precisos em chegar ao local e tomar as providências corretas no curto espaço de tempo que separa a vida da morte, por isso nossa família pede a Deus que os ilumine e permita que vocês continuem tendo papel fundamental no atendimento que salva vidas”, agradece Regitano.

(20/07/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos