SÍRIO-LIBANÊS INICIA TREINAMENTO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura Municipal de São Carlos já iniciou o desenvolvimento da primeira etapa do Programa de “Capacitação em Suporte à Vida”, conforme termo de compromisso assinado pelo prefeito Oswaldo Barba com o Hospital Sírio-Libanês, que prevê a capacitação, até o final deste ano, de 25% da população e 400 profissionais de saúde no socorro às vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR), infarto agudo de miocárdio (IAM) e acidente vascular cerebral (AVC).

São Carlos foi um dos cinco municípios brasileiros escolhidos pelo Ministério da Saúde para a implantação do projeto, ao lado de Itanhaém (SP), Apucarana e Maringá (PR) e Camaçari (BA).

Os 94 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 158 auxiliares de enfermagem já estão recebendo capacitação de Suporte Básico de Vida (BLS) com aulas no Centro Municipal de Especialidades e nas cinco Administrações Regionais de Saúde (ARE´s) para atendimento das emergências de acidentes e emergências clínicas.

Flávia Vernaschi Lima, coordenadora da capacitação nas unidades de saúde, explica que os profissionais estão recebendo capacitação em duas etapas. “São noções de primeiros socorros e suporte à vida, um trauma por exemplo, onde eles aprender a receber e fazer assistência à pessoa que sofre um acidente, além do procedimento de reanimação cardiopulmonar”.

Nova etapa
Uma reunião entre o secretário municipal de Saúde, Arthur Pereira, a enfermeira responsável pela coordenação do Projeto Cidade em Defesa da Vida, Flavia Vernaschi Lima, e as representantes do Hospital Sírio-Libanês, Gisleine Eimantas, coordenadora de projetos do hospital e Graziele Batista, assistente de eventos, definiu, nesta terça-feira (14), as datas de capacitação em Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS) e Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS), para os médicos, profissionais do SAMU e enfermeiros. O treinamento será feito nos dias 29 e 30 deste mês em Centros de Treinamento.

Capacitação de leigos
Segundo a coordenação do Hospital Sírio-Libanês, a partir da segunda quinzena de setembro, equipes do hospital paulistano virão a São Carlos para capacitar o público leigo, principalmente os professores da rede pública de ensino que multiplicarão as noções de suporte básico à vida aos alunos, para que eles repassem o conhecimento aos pais e familiares.
A expectativa é que sejam capacitados 53 mil são-carlenses com aulas práticas de ressuscitação que serão feitas nos 20 mil kits de mini-annes (bonecos) desenvolvidos especialmente para este projeto.

Gisleine Eimantas ressalta que as ocorrências de parada cardiorrespiratória ou acidente vascular cerebral ocorrem muitas vezes no ambiente familiar. “Por isso é importante que as pessoas saibam como agir e intervir neste tipo de ocorrência, realizando  algum tipo de procedimento até que chegue ao local o suporte avançado ou serviço de remoção com profissional especializado, porque quanto mais rápido assistir o paciente maiores serão as chances de sobrevida”, salienta.

A coordenadora de projetos do Hospital Sírio-Libanês destaca ainda, que a multiplicação do conhecimento para a população será promovida em parceria com a Prefeitura de São Carlos, com o desenvolvimento de gincanas (“Maratona da Vida”) e ações de mobilização em espaços com grande movimentação de pessoas, como praças públicas e ginásio de esportes.

O secretário municipal de Saúde, Arthur Pereira, lembra que depois de fechado o cronograma de capacitação com a Secretaria Estadual de Educação, Hospital Sírio-Libanês e Ministério da Saúde o objetivo agora é intensificar o treinamento. “A qualificação dos diferentes profissionais de saúde e da população contribui para a identificação das situações de emergência com maior rapidez, facilitando o acionamento do socorro para as vítimas que estão com a vida em risco”, observou.

(14/07/09)


 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos