PROJOVEM ADOLESCENTE REÚNE MAIS DE 100 PARTICIPANTES EM SANTA EUDÓXIA PDF Imprimir E-mail


Cerca de 100 participantes do ProJovem Adolescente, um programa do governo federal coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que vem sendo executado em São Carlos pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, estiveram reunidos no último final de semana no distrito de Santa Eudóxia para participarem de um encontro especial que reuniu jovens de vários grupos do programa.

Com objetivo de trabalhar temas como cultura, meio ambiente, direitos humanos, trabalho, saúde, esporte e lazer, entre outros, o ProJovem Adolescente é voltado para o público com idade entre 15 e 17 anos, cujas famílias sejam beneficiadas pelo programa Bolsa Família.

Ao se inscrever no programa, os adolescentes têm oportunidade de participar de mais de 12 horas de atividades socioeducativas por semana, sendo que essas atividades são coordenadas por um orientador social e têm como eixos estruturantes a convivência social, o mundo do trabalho e a participação cidadã.

Em Santa Eudóxia cada grupo fez uma apresentação para contar aos outros participantes o que tinha vivenciado neste semestre e o que tinha sido mais significativo. As apresentações ocorreram em forma de declamação de poesias, apresentação de painéis, fotografias e leitura de texto cômico. Um livro gigante contando a história do coletivo também foi elaborado pelos participantes. Depois do piquenique todos participaram de uma roda de pagode, jogos cooperativos, futebol e vôlei.

“Nas apresentações dos coletivos fica muito presente a importância da existência de um local de encontro entre eles, onde os valores como amizade, solidariedade, respeito à diversidade e autonomia são cultivados. Eu mesma fiquei muito surpresa com a qualidade das apresentações”, comentou Lígia Gomes, coordenadora do projeto em São Carlos.

Segundo a secretária Rose Mendes, Cidadania e Assistência Social, São Carlos oferece hoje 300 vagas distribuídas em 12 turmas com 25 vagas cada uma. “O programa é descentralizado com turmas nos bairros que mais apresentam índices de vulnerabilidade social. Também são nossos parceiros a Fundação Educacional São Carlos (FESC), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Salesianos São Carlos”, lembrou a secretária.
Os orientadores sociais do ProJovem são profissionais qualificados, selecionados por meio de edital. Todos participam de supervisões semanais para troca de experiências sobre as atividades realizadas, recebem formação e planejam conjuntamente novas possibilidades com a coordenação.

Para fazer a inscrição o responsável pelo adolescente deve procurar um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou os centros comunitários do Antenor Garcia ou de Santa Eudóxia. Somente podem participar jovens entre 15 e 17 anos pertencentes às famílias beneficiárias do Bolsa Família ou encaminhados pelos serviços de proteção como medidas socioeducativas, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) ou Programa de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual, pois uma das metas do programa é contribuir para a diminuição dos índices de violência entre os jovens, do uso de drogas, da incidência de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez não planejada.

O CRAS Santa Felícia fica localizado na rua José Quatrochi, 140, no Arnon de Mello, o CRAS Cidade Aracy na rua Orestes Mastrofrancisco, 420, e o CRAS Pacaembu, na rua Paraná, 720.

Já o Centro Comunitário de Santa Eudóxia na rua 4, s/nº e o Centro Comunitário D. Constantino Amistalden, na rua Sete, 1.562, no bairro Antenor Garcia.

(07/07/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos