MINISTÉRIO DO TURISMO CONHECE PROJETO “VIVA O BROA" PDF Imprimir E-mail
BROA-0-site BROA-1-site

Representantes do Ministério do Turismo estiveram na represa do Lobo no sábado (29) para conhecer o projeto “Viva o Broa”, lançado no início de maio pelas prefeituras de São Carlos, Itirapina e Brotas e que visa traçar estratégias de despoluição da represa, também conhecida como Broa.

Neste final de semana, três técnicos do Ministério do Turismo estiveram na região, primeiro em São Carlos, depois em Itirapina e Brotas. A visita técnica terminou na represa do Lobo, quando os técnicos visitaram a região que pertence à Itirapina e, em seguida, a região de Brotas.

Os prefeitos Oswaldo Barba, Omar Oliveira Leite e Antônio Benedito Salla acompanharam a visita. Os três prefeitos convidaram o ex-prefeito de São Carlos, Newton Lima, para coordenar a implantação do projeto. De Brasília estiveram na região, João Paulo Rillo, assessor direto do Ministro, Charles Capela, coordenador de infraestrutura do Ministério e Valdir Neves, chefe de gabinete da Secretaria de Projetos do Ministério de Turismo.

“Esta é uma das iniciativas regionais mais importantes”, observou Barba. “É uma ação corajosa que visa criar mecanismos para o turismo sustentável”, frisou o prefeito de Itirapina. Já o prefeito de Brotas ressaltou que o projeto irá melhorar ainda mais a qualidade do turismo da cidade, já reconhecida como uma das principais receptoras de turistas do interior de São Paulo.

Para Newton Lima, um dos idealizadores da iniciativa, a união dos municípios para revitalizar a represa somente poderá ocorrer graças à aprovação da Lei 11.107/2005 do governo federal, que dispõe sobre a criação de consórcios público intermunicipal, estadual e nacional. “Ela permite o compartilhamento de responsabilidades para determinados projetos, e a preservação da represa e desenvolvimento do turismo sustentável é fundamental para a região”, ressaltou.

O coordenador do projeto “Viva o Broa” também destacou a importância de se criar mecanismo para auxiliar na manutenção da represa. “Não adianta apenas investimentos para melhorar a infraestrutura, se não houver uma manutenção adequada”, salientou.

Para o assessor do Ministério do Turismo, João Paulo Rillo, o governo federal atende a região porque ela é estratégica para o desenvolvimento do turismo. “Brotas já é uma das maiores cidades no turismo receptivo e essa visão metropolitana envolvendo São Carlos, que tem turismo de negócios consolidado, e Itirapina, com o eco-turismo, é fundamental para o desenvolvimento da região”, explicou.

Os prefeitos e os técnicos do Ministério do Turismo também se reuniram com os representantes dos moradores da represa, tanto com a Associação de Proprietários de Imóveis de Brotas como de Itirapina. Ítalo Cardinalli, presidente da Associação que representa os proprietários de imóveis do Broa, orla de Brotas, salientou a importância da ação para revitalizar a represa. “Em 45 anos de vivência aqui nunca houve uma ação como essa”, disse Cardinalli.

Segundo ele, há vários anos os moradores e proprietários de imóveis reivindicam melhorias. “Este é um momento histórico porque une importantes autoridades em prol de nossa represa”, destacou.

Prática
Uma comissão foi formada para dar andamento ao projeto, cada prefeito indicou dois técnicos, um ligado à área de turismo e outro do meio ambiente, para integrar a comissão, que será coordenada por Newton Lima. O objetivo é levantar todos os problemas da represa, como falta de rede de esgoto, problemas fundiários, entre outros.

Próximo passo
O próximo passo é trazer o ministro do Turismo, Luiz Barreto, para conhecer o projeto e ver de perto os principais problemas da represa. A expectativa é que a vinda do ministro seja em agosto, quando o ministro deverá receber um projeto formal sobre as necessidades do Broa. Também deve ser programado para a vinda do ministro um abraço ao Broa, quando serão convidados os moradores e demais interessados a promover um ato em prol da represa.

(29/06/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos