PREFEITURA AMPLIA TRATAMENTO ODONTOLÓGICO, JÁ SÃO 46 CONSULTÓRIOS PDF Imprimir E-mail


Credenciado ao Programa Brasil Sorridente do Governo Federal desde 2006, o que permite a ampliação de equipes de saúde bucal nas Unidades de Saúde da Família (USF), a Prefeitura de São Carlos vem intensificando nos últimos 3 anos as ações de capacitação de profissionais e ampliando os procedimentos de diagnóstico e tratamento odontológico da população, especialmente da parcela mais carentes que não tem condições de pagar pelo tratamento privado. São parceiros neste processo a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD).

A linha de cuidado da Atenção em Saúde Bucal em São Carlos começa já no nascimento da criança e se prolonga sem limite de idade. Uma das ações da Prefeitura para dinamizar o atendimento na área de odontologia, para prevenir doenças e promover saúde bucal, foi ampliar de 20 para 34 as equipes de saúde bucal e de 29 para 46 o número de consultórios odontológicos.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que a demanda não é pequena. Em 2007, por exemplo, as unidades de Saúde do município realizaram 320.883 consultas odontológicas. Quando a população conhece o tratamento qualificado oferecido na Atenção Básica e Especialidades Odontológicas a procura naturalmente aumenta. É um reconhecimento do cuidado em saúde bucal que é disponibilizado aos usuários do SUS. Ainda em 2007, foram realizadas 44.109 escovações supervisionadas, 48.291 bochechos fluoretado, 12.339 aplicações tópicas de fluor e 17.708 restaurações. Somente em 2008, por exemplo, a rede atendeu 87.079 pessoas que necessitaram de procedimentos especiais de odontologia.

Tratamento oferecido
O acompanhamento da saúde bucal dos pacientes é feito por dentistas, residentes (Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade), auxiliares e técnicos odontológicos. Começa logo nos primeiros meses de vida com o programa bebê dente (crianças na faixa etária 0 a 3 anos) que recebem acompanhamento até entrar na creche. Na educação infantil são atendidas 1.600 crianças (faixa etária até 06 anos) em 43 unidades entre creches e Cemei’s, com oferta de tratamentos preventivo e curativo. Nas Emeb’s e escolas estaduais foram realizados 9 mil atendimentos em 2008. Todas essas atividades têm a coordenação do Grupo Técnico de Atenção à Saúde Bucal que vem construindo e colocando em prática os protocolos de atendimento à saúde do escolar no município.

A população que procura uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou uma Unidade de Saúde da Família (USF) recebe atendimento para identificar as necessidades de saúde bucal com ênfase no tratamento preventivo, raspagem de tártaro, limpeza, curativos, aplicação de flúor, restauração e realização de pequenas cirurgias, como extração de dente, de raiz e diagnóstico precoce do câncer bucal. Nas Unidades de Pronto Atendimento da avenida São Carlos e do Cidade Aracy, também são realizados  atendimentos de urgência e emergência em saúde bucal.

Os pacientes que precisam realizar procedimentos especializados como cirurgias de gengivas, cirurgias orais, além de atendimento a pacientes portadores de necessidades especiais com algum tipo de deficiência física ou mental, pacientes diabéticos, gestantes de alto risco, pessoas com doenças sistêmicas ou outras condições especiais, são encaminhados para o Centro de Especialidade Odontológica (CEO). A unidade dispõe de quatro consultórios odontológicos para atendimento à população, com raio-X odontológico e demais instrumentais, funcionando das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira. O CEO tratou só em 2008, 81 pacientes especiais e fez 100 ajustes de prótese.

Amâncio Cestariolli de 73 anos, diz que recebe tratamento desde a inauguração da Unidade de Saúde da Família do Jardim São Carlos. “O tratamento está perto da minha casa gratuitamente, isso é maravilhoso. A dentista disse que o meu problema estava concentrado na lesão de lábios (herpes labial) e mucosa, fez curativos e me orientou a melhorar a alimentação consumindo menos sal,  limão ou álcool. Em 15 dias eu estava curado, incluindo um incômodo que eu tinha na dentadura”.

O aposentado José Carlos Zaha de 66 anos, foi encaminhado ao CEO pela UBS da Vila Nery e já tem agendada uma cirurgia para curar uma lesão de crescimento de tecido na boca. “O atendimento foi muito bom, o diagnóstico rápido e gratuito porque eu não teria condições de pagar por um atendimento especializado como este”, comemora Zaha.

Já a dona de casa Cleonice Zanolo faz tratamento periódico de odontologia porque tem diabetes e necessita de controle e manutenção da saúde bucal. “Se eu soubesse que o tratamento era tão bom eu teria vindo antes”, frisa Zanolo.

Para o secretário municipal de Saúde, Arthur Pereira, o sucesso dos atendimentos se deve ao trabalho em equipe, da gestão do cuidado pela rede básica, tendo o CEO como parceiro, à qualificação dos profissionais, modernos equipamentos e vontade política.

“A Prefeitura ampliou a infraestrutura de atendimento, reduziu a fila de espera, capacitou profissionais. O tratamento é humanizado e atende diversas famílias algumas nunca tinham sentado numa cadeira de dentista”, ressalta Pereira.

O secretário afirma, entretanto, que muito ainda há por ser feito, como o desafio de reduzir o tempo de espera e o procedimento de endodontia, com demanda crescente para tratamento de canal. O processo é terceirizado e nos 8 pregões eletrônicos realizados pela Prefeitura não surgiu empresa ou laboratório interessado. Uma das soluções seria a implantação de um laboratório do próprio município.

(28/06/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos