FESTA NO CAPS PDF Imprimir E-mail
caps-festa-0-site caps-festa-1-site

CAPS - SAÚDE MENTAL: BARBA VISITA FESTA JUNINA NO DIA DE SÃO JOÃO

Muita música, brincadeiras, paçoca, cachorro quente, pipoca, doce de abóbora, pé de moleque, dança da laranja, das cadeiras e corridas do saco e do limão na colher, este foi o clima que o prefeito Oswaldo Barba encontrou na tarde de quinta-feira (24), na rua Floriano Peixoto, na Vila Prado, quando ao lado da primeira-dama Cidinha Duarte e do secretário de Saúde Arthur Pereira acompanhou a Festa Junina do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) - Atenção em Saúde Mental, comemorada por usuários, familiares e funcionários da instituição.

A articuladora de Saúde Mental do município, Iolanda Barbério e a diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial, Maria Tereza Claro, também acompanharam a visita do prefeito Barba que recebeu o carinho do público presente e retribuiu a altura. “Eu comi paçoca, pé de moleque, fiz a brincadeira da maçã,  dancei quadrilha com a Cidinha e gostei muito de assistir ao casamento junino, já que a noiva e o noivo dialogando com o padre era um espetáculo a parte”, contou o prefeito.

O prefeito Barba lembrou que o CAPS atende hoje cerca de 420 pacientes por mês, um atendimento qualificado, feito por equipe multiprofissional de saúde (psiquiatras, enfermeiras, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, psicólogos, auxiliares de enfermagem e agentes administrativos) e conta ainda com apoio de estagiários da UFSCar (terapia ocupacional, psicologia, enfermagem, imagem e som), da Unicep (nutrição) e da Unicastelo (psicologia).

Os pacientes que passam o dia recebem também alimentação fornecida pela Secretaria Municipal de Saúde.

caps-festa-2-site caps-festa-3-site

O que é CAPS Saúde Mental
É uma unidade de saúde que oferece atendimento de saúde mental especializado, referência para transtorno mental no município, com cuidados intermediários entre o regime ambulatorial e a internação hospitalar para usuários de São Carlos e microrregião acima de 18 anos - com quadros de esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão com episódios psicóticos, tentativa de suicídio –, capacitado para realizar prioritariamente o atendimento de pacientes com transtornos mentais severos em regime de tratamento intensivo, semi e não-intensivo.

Inclui o atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, orientação, entre outros), atendimento grupal (psicoterapia, grupo operativo), atividades de suporte social, atendimento em oficinas terapêuticas executadas por profissional de nível superior ou nível médio, visitas domiciliares, atendimento à família, atividades comunitárias enfocando a integração do doente na comunidade e sua inserção familiar e social.

A busca pode ser espontânea ou referenciada pelas unidades de saúde. Nos casos de transtorno severo é construído um projeto terapêutico e o paciente passa a ser atendido pelo CAPS - Saúde Mental. Nos casos de crise aguda que demandem internação, o CAPS faz contato com a Central de Regulação da Direção Regional de Saúde (DRS) de Araraquara, que disponibiliza vagas para 25 municípios de nossa região. O hospital de referência regional para internação dos pacientes é o Hospital Psiquiátrico Caibar Schutel, de Araraquara.

(25/06/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos