REGIÃO SE UNE PARA PARCERIA ENTRE BRASIL E ITÁLIA PDF Imprimir E-mail


Os prefeitos Oswaldo Barba e Marcelo Barbieri participaram de uma reunião visando traçar estratégias de desenvolvimento regional para se firmar uma parceria entre Brasil e Itália. O projeto reúne as universidades da região- entre elas USP, UFSCar e Unesp - Governo Federal e cidades da região. Envolve o desenvolvimento das micro e pequenas empresas, desenvolvimento tecnológico e agricultura familiar. Envolve investimentos de 500 mil euros disponíveis pela Itália para projetos. As cidades e os grupos envolvidos, agora, traçam uma agenda para definir quais são os projetos de maior interesse. Um grupo de italianos deve visitar a região em julho e uma comitiva brasileira deve ir ao País entre setembro e outubro para expor os resultados dos estudos.

O encontro, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (17), no auditório Bento Prado Júnior, no Paço Municipal, contou com a participação do chefe de Gabinete da Presidência da República e coordenador geral do projeto, César Alvarez, entre outros representantes dos ministérios da Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Caixa Econômica Federal. O vice-prefeito de São Carlos, Emerson Leal, também acompanhou o encontro.

De acordo com o prefeito Oswaldo Barba, o projeto de parceria entre Brasil e Itália vem sendo desenvolvido desde 2004 com a participação efetiva das universidades da cidade e da região. “Já existem estudos feito junto às micro e pequenas empresas, o desenvolvimento tecnológico da região e os projetos de Agricultura Familiar, especialmente os que são desenvolvidos pelo Centro Tecnológico em São Carlos. Agora o governo do presidente Lula pede celeridade no projeto para se firmar o convênio”, relatou o prefeito.

O CTAF (Centro Tecnológico de Agricultura Familiar) “Alberto Crestana” foi inaugurado em dezembro do ano passado. Tem como meta oferecer conhecimento técnico ao pequeno produtor, visando elevar a geração de renda e o pleno desenvolvimento do setor rural.  “Esses projetos são importantes porque tratam do desenvolvimento regional. Por isso há a necessidade do envolvimento dos municípios para a obtenção desses recursos”, explicou o prefeito.

A implantação de observatório para desenvolvimento da pequeno e micro empresa, portal com a exposição dos projetos desenvolvidos pelas micro e pequenas empresas e desenvolvimento da agricultura familiar são projetos concretos que já existem para o sucesso da parceria. “As prefeituras e as universidades vão trabalhar em conjunto para o sucesso da parceria”, destacou o prefeito.

Para o prefeito de Araraquara, a integração regional é fundamental para o sucesso da parceria. “Hoje temos que pensar em desenvolvimento coletivo e não isolado. E esse convênio visa agregar valor”, comentou Marcelo Barbieri.

César Alvarez ressaltou que o convênio entre os países é um processo que exige capacidade de acordo entre diferentes prefeituras. “A região é de destaque e todos conhecem as suas potencialidades. Nesse momento as instituições precisam ter maturidade para a construção de um projeto consistente, que culmine no envio dos recursos”, ressaltou.

Os participantes do encontro definiram um calendário para a definição e ajuste dos projetos,  o que deve acontecer nos próximos 6 meses. No próximo ano um projeto regional deve ser definido. A Caixa Econômica Federal pode disponibilizar recursos para as ações.

(17/06/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos