PREFEITURA DEVE INVESTIR EM 2009 R$ 4,2 MILHÕES EM RECAPEAMENTO PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, iniciou há 20 dias a operação tapa-buracos e um planejamento para o recapeamento de 2009. Esse ano, entre os meses de janeiro e fevereiro, a Prefeitura conseguiu fazer aproximadamente 70 mil metros quadrados de recapeamento, isso corresponde a 80 quarteirões, um investimento de R$ 1,2 milhão.

Com um período sem chuvas foi possível fazer a recuperação de algumas vias que estavam com problemas na pavimentação. Essas vias que foram recapeadas, na sua grande maioria foram obras decididas no Orçamento Participativo até o ano de 2008.

Agora há um planejamento para completar o recapeamento ainda esse ano e, em reunião com o prefeito Oswaldo Barba, foi autorizada a abertura de uma licitação e depois a celebração de uma ata de registro.

Para 2009, existe a previsão de investir cerca R$ 3 milhões em recapeamento, que estão divididos em R$ 1,7 milhão de repasse do Ministério das Cidades (os chamados repasses não reembolsáveis ou fundos perdidos), além da contrapartida da Prefeitura sobre esse repasse que vai completar os R$ 3 milhões.

De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Flávio Luis Micheloni, esse repasse do Ministério está sendo analisado pela Caixa Econômica Federal, que é o gestor dos recursos. “Acredito que no mês de junho já se consiga abrir a licitação, que deve ter um período de 60 a 80 dias aproximadamente e depois disso é só assinar o contrato e executar. E antes do final desse ano acredito que já tenhamos esse recapeamento executado”, diz Micheloni.

O secretário explica que os problemas dos buracos na cidade ocorrem por consequência da fragilidade da pavimentação das vias da cidade em geral, que é muito antigo e está com sua vida útil praticamente esgotada. “No centro da cidade existe o problema de carência de galeria de águas pluviais e isso provoca o escoamento superficial, que por sua vez aumenta o desgaste no pavimento asfáltico. Nos bairros periféricos temos, além da má qualidade do pavimento, a ausência ou ineficiência das galerias de águas pluviais, vindo a ocorrer o mesmo problema do centro da cidade”, afirma Micheloni.

Estudos apontam que um pavimento asfáltico deve ter um rejuvenescimento a cada 16 anos, isso significa que a cada ano, 6,25% da malha viária deve ser recuperada. Mas em São Carlos há pavimentos com 35 a 40 anos sem manutenção.

Análise da Secretaria de Obras Públicas verificou que de 1992 a 2000 não houve a manutenção adequada do asfalto da cidade. Deveria ter sido feito 250 mil metros quadrados de recuperação asfáltica por ano, através de recapeamento e tapa-buracos, cobrindo os 6,25% da malha viária. No entanto, durante esse período, apenas 530 mil metros quadrados receberam manutenção, o que equivale a dois anos de recuperação.

“De 2001 até agora, a administração municipal conseguiu alcançar esse objetivo de recuperar anualmente 6,25% do asfalto de São Carlos, mas existe o déficit anterior, por isso continuamos com o problema dos buracos. É essa a grande reclamação da população, mas infelizmente a deterioração do recape5pavimento é resultado de uma manutenção inadequada durante muitos anos”, ressalta o Secretário de Obras.

Mais recursos
O prefeito Oswaldo Barba, nos primeiros dias de governo, buscou, junto ao governo do Estado em audiência no dia 20 de janeiro no Palácio dos Bandeirantes, mais recursos para obras de recapeamento. Um levantamento preliminar da Prefeitura aponta que para recapear as principais vias da cidade seriam necessários R$ 23 milhões. “Ao governo do Estado solicitamos R$ 5 milhões”, disse o prefeito.

Ainda de acordo com o prefeito, a Prefeitura busca outros recursos para este tipo de obra, inclusive com o governo federal. “Nós já estamos recebendo um importante apoio este ano do governo federal, mas vamos continuar batalhando por mais recursos”, enfatizou.

(28/05/09)
 
 

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