PREFEITURA CAPACITA GESTORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ATUAR EM ECONOMIA SOLIDÁRIA PDF Imprimir E-mail


Com o objetivo de efetivar políticas públicas, integrar várias políticas setoriais executadas pelo Governo Municipal, e permitir o intercâmbio e a articulação entre servidores e gestores em benefício da população, a Prefeitura iniciou nesta terça-feira (19), a Oficina de Economia Solidária.

Emerson Domingues, secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, e Reynaldo Sorbille, diretor do Departamento de Apoio à Economia Solidária, participaram da abertura deste primeiro encontro.

O programa da Oficina, que acontece no Centro Público de Economia Solidária “Herbert de Souza – Betinho”, prevê 10 encontros de 3 horas cada um, onde serão capacitados os gestores de políticas públicas para atuação na área de economia solidária na Administração Municipal, possibilitando uma maior compreensão do que é política pública, do que é Economia Solidária e quais suas formas de ação, e de como alcançar parcerias com outros setores.

A Economia Solidária pressupõe quebra de paradigmas, norteando ações coletivas que fortaleçam os laços afetivos, sociais, culturais, políticos entre as pessoas em direção à constituição de alternativas de geração de trabalho e renda e reorganização da produção que garantam o direito à vida nos seus aspectos simples como moradia, educação, saúde, aos mais elaborados que promovam a constituição de valores de autogestão, democracia, cooperação, solidariedade, respeito à natureza, promoção da dignidade e valorização do trabalho humano.

Reynaldo Sorbille explica que dentro da estratégia da implementação de políticas de geração de emprego e renda da Prefeitura de São Carlos, a Economia Solidária destaca-se como norteadora do “Programa de Fomento à Economia Solidária”, sendo uma política de desenvolvimento de caráter transversal implementada a partir de 2001 de forma integrada pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, em parceria com várias secretarias e fundações do município.

“A Economia Solidária é uma forma de organização dos diversos espaços da vida sob uma lógica diferente da vigente. Parte de princípios de cooperação, democracia, relação responsável com o meio, distribuição justa dos resultados, estreita relação entre empreendimento e comunidade, engajamento em rede, entre outros”, ressaltou Sorbille.
Para Camila Capacle, facilitadora da Oficina, os encontros formarão multiplicadores que terão uma incumbência muito importante. “O resultado dessa oficina é que teremos agentes públicos mais bem preparados para lidar com a questão da Economia Solidária”, concluiu.

De acordo com o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Emerson Domingues, oficina visa a troca de experiências e uma reflexão sobre Economia Solidária junto aos gestores de política pública no município.

“A Prefeitura apoia e assessora estes trabalhadores organizados em 'empreendimentos solidários' no município, buscando fomentar iniciativas associativas e autogestionárias solidárias (cooperativas, associações, etc.) em redes de cooperação e cadeias produtivas, de forma a contribuir para a inserção no mercado de trabalho, de trabalhadores desempregados, do setor informal e subcontratados. Trata-se de uma real alternativa de enfrentamento da situação de exclusão social, reduzindo o isolamento e a vulnerabilidade destes trabalhadores”, completou Domingues.

(21/05/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos