TEATRO DE ARENA RECEBE NOME DE JOSÉ SAFFIOTI FILHO PDF Imprimir E-mail


O prefeito Oswaldo Barba descerrou no sábado (16) a placa que deu o nome de José Saffiott Filho ao novo Teatro de Arena de São Carlos, reformado juntamente com o Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão na gestão do ex-prefeito Newton Lima, em parceria com a Petrobrás. A denominação tem como autoria um decreto da ex-vereadora Diana Cury e homenageia o escritor, teatrólogo e dramaturgo, amante da Arte e da Cultura, que já havia recebido homenagem semelhante com a denominação de José Saffioti Filho em uma das salas do Cine São Carlos.

Participaram da solenidade além do prefeito Oswaldo Barba, o vice-prefeito Emerson Leal, a ex-vereadora Diana Cury, a mãe do homenageado Olga Saffioti, a irmã Éda Saffiott, a coordenadora de Artes e Cultura Telma Olivieri, entre outras autoridades e admiradores do homenageado. O evento contou com a apresentação do coral Multicanto, sob a regência de Luba Dodonova.

O prefeito Oswaldo Barba fez uma saudação especial à família de Saffioti ao afirmar que serão colhidos muitos frutos plantados pelo homenageado e ressaltou que “a cidade de São Carlos tem que agradecer a colaboração da Petrobrás e ao ex-prefeito Newton Lima pela iniciativa que a sua administração teve em devolver à cidade dois teatros completamente reformados, oferecendo um novo espaço cultural para a população”.

A irmã do homenageado Éda Saffioti, agradeceu em nome da família todos os que contribuíram para a realização da homenagem. “Ela nos deixa muito felizes e honrados, é como alguém já disse, há pessoas que passam pela vida e pouco deixam de si, outras passam e levam muito, Saffiotti não só passou, ele passou, permaneceu e ficará para sempre em nossa lembrança, muito obrigado a todos vocês”.

Quem foi o homenageado
José Saffioti Filho ao longo de sua carreira profissional sempre trabalhou em atividades voltadas ao cinema. Em 1974 criou a eleição dos melhores filmes do ano pelos críticos e professores de cinema de São Paulo, bem como o Festival Sesc dos melhores filmes do ano. Saffioti também foi programador do Cine Sesc em São Paulo de 1969 à 1991,  passando a programar o cinema do Sesc com sua nova unidade em São Carlos até  julho de 1994. Saffioti teve dois trabalhos levados ao cinema: a peça teatral “A Rainha do Rádio”, direção de Luis Fernando Goulart, e o conto “O Quintal dos Guerrilheiros” como co-roteirista. Em 2002 ajudou a criar o Vídeo Festival de São Carlos, vindo a se aposentar como programador cultural pelo Sesc São Carlos.


(19/05/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos