HORTA MUNICIPAL JÁ PRODUZIU 280 TONELADAS DE ALIMENTOS ORGÂNICOS PDF Imprimir E-mail

O prefeito Oswaldo Barba formalizou, na manhã desta quinta-feira (30), na Sala dos Prefeitos Antônio Massei, a cessão de área à Apasc (Associação de Proteção Ambiental de São Carlos) para o desenvolvimento do projeto Horta Eco-Solidária. A horta é a única que produz verduras e legumes orgânicas em grande escala, que são comercializadas para 35 famílias que ajudam na manutenção do projeto contribuindo com o emprego de adolescentes. Cada família paga R$ 50,00 por mês para, uma vez por semana, receber os produtos, livres de agrotóxicos. Além disso, o restaurante Mamãe Natureza compra parte da produção e oferece aos seus clientes.

O coordenador de Meio Ambiente, Paulo Mancini destacou a trajetória do projeto, que começou em 2000, a partir de iniciativa da Apasc, que desenvolvia o projeto em área da Casa Aberta, sempre contando com o trabalho de crianças e adolescentes. A partir de 2002, a Horta Eco-Solidária teve o incentivo da Prefeitura e os jovens assistidos pelo município participaram da iniciativa, no bairro Monte Carlo, no local em que existe o Centro da Juventude.

Desde 2004, o projeto é desenvolvido na Horta Municipal, próximo ao Parque Ecológico e emprega 3 adolescentes, que trabalham como auxiliares de horticultura. Os jovens são registrados e recebem salário por meio do faturamento obtido na venda para os cotistas. "É um projeto que alia a oferta de uma alimentação saudável à população ao trabalho social com o emprego desses jovens", disse Mancini.

Em mais de 7 anos, a Horta Eco-Solidária produziu 280 toneladas de alimentos 100% orgânicos e utilizou 3 toneladas de compostos orgânicos. O presidente da Apasc, Bernardo Teixeira, disse que a oficialização da cessão de área ao projeto significa que o Horta Eco-Solidária começa a dar frutos. "A produção de alimentos livres de agrotóxicos também está na agenda de preservação do meio ambiente e que no futuro os jovens que participam do projeto possam se especializar e trabalhar na produção de produtos orgânicos", comentou.

O prefeito Oswaldo Barba enalteceu o trabalho desenvolvido tanto pela Prefeitura, que emprega funcionários para auxiliar o projeto, assim como a Apasc e os jovens, que trabalham na horta. "Hoje o município fornece mais de 60 mil refeições por dia em merenda escolar e quem sabe os alunos, e as pessoas que se alimentam no Restaurante Popular possam, no futuro, com a ampliação do projeto, aproveitar para se alimentar com as frutas e os legumes livres de agrotóxicos vindos de projetos como esse", ressaltou.

(30/04/09)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos