PREFEITO PARTICIPA DA POSSE DOS PRESIDENTES DAS JUNTAS MILITARES PDF Imprimir E-mail

O prefeito Oswaldo Barba participou da posse dos novos presidentes das juntas militares, que aconteceu no auditório Bento Prado Júnior, no Paço Municipal, na manhã desta  terça-feira (7). Durante o evento o prefeito pediu a recomposição do efetivo do Tiro de Guerra (TG), o pedido foi reiterado por outros administradores da região.

A redução no contingente aconteceu devido a um corte no orçamento do Governo Federal, em função da crise global. São Carlos teve seu efetivo reduzido em 40%. Atualmente são 60 soldados.

Para o prefeito Oswaldo Barba, os recrutas exercem um papel social, que vai além da sua formação como atiradores. “Entendemos o caráter do corte, mas vamos lutar pela recomposição do contingente porque os recrutas desenvolvem um trabalho social exemplar em campanhas de arrecadação de alimentos, doação de sangue e quando há necessidade de voluntários em outras situações. Hoje a Prefeitura banca parte dos custos para a manutenção do Tiro de Guerra e a gente espera que em breve possamos contar novamente com os 100 soldados”, observou.

O presidente da Câmara, Lineu Navarro, contou que a Câmara Municipal elaborou uma moção de apelo ao Exército Brasileiro para que os cortes sejam revistos. Já o  chefe da 5ª Circunscrição de Serviço Militar, tenente-coronel Almeida Neto, reafirmou que a redução do contingente é episódica e que passada a crise o efetivo nos Tiros de Guerra deve voltar ao normal. “O presidente Lula investiu muito nas Forças Armadas. Creio que passada a crise o Exército volta a atuar a pleno vapor”.

Junta Militar
A cerimônia de posse dos presidentes de Juntas Militares contou com a presença dos prefeitos eleitos Benedito Senafonte Mazzotti (Bariri), Luís Antônio Panone (Descalvado), Paulo Veiga (Ribeirão Bonito) e da prefeita reeleita de Itaju (SP), Fátima Terezinha Camargo Guimarães. O prefeito Oswaldo Barba foi o paraninfo da cerimônia. Ele e os demais administradores prestaram o juramento. Cada prefeito é presidente da Junta Militar de sua cidade e a cerimônia acontece de 4 em 4 anos.

São Carlos é uma das poucas cidades a ter o Tiro de Guerra. Barba é o  diretor do Tiro de Guerra (TG). A existência do TG na cidade é uma parceria do Exército Brasileiro com a Prefeitura de São Carlos. Caso não existisse esta unidade, os jovens são-carlenses teriam que prestar o serviço militar em outra cidade, sendo retirados da comunidade.

Os objetivos do Tiro de Guerra são: prestar instrução militar, sem tirar o jovem da sua comunidade, do trabalho ou estudo, além de estimular o jovem à prática do civismo e do patriotismo.

(07/04/09)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos