ORÇAMENTO PARTICIPATIVO APROXIMA MORADORES E PREFEITURA PDF Imprimir E-mail


Antonio de Almeida Silva Filho mora na Vila Prado desde 1944 e esteve pela primeira vez em uma das reuniões do Orçamento Participativo promovida pela Prefeitura de São Carlos, no dia 28 de março. Ele se impressionou com a quantidade de pessoas que vão aos encontros.

“É a primeira vez que participo do OP e fiquei impressionado com o interesse popular”, afirmou Silva Filho. “É um sistema extremamente válido porque os cidadãos têm oportunidade de reivindicar suas necessidades ao prefeito e aos secretários”, completou.

Para o padre Eduardo Malaspina da paróquia São Nicolau de Flüe, o Orçamento Participativo é um mecanismo governamental importante não apenas para a cidade, mas para todo o País. “Com o OP, a democracia passa a ser efetivamente participativa. Os cidadão podem influenciar e decidir os orçamentos públicos e nós, como lideranças à frente de comunidades, precisamos instigar a participação da população”.

Desde o começo de março, 11 regiões da cidade receberam as reuniões do Orçamento Participativo, que contam com a presença do prefeito Oswaldo Barba e do secretariado. Em cada encontro, é mostrado um balanço das obras realizadas nos bairros e as condições financeiras da Prefeitura, além disso, os moradores estão apresentando suas demandas, que serão votadas a partir de agosto durante a segunda rodada de reuniões do Orçamento Participativo.

A presença dos moradores é fundamental no OP para a Prefeitura conhecer os principais problemas do bairro e a melhoria que a comunidade julga mais importante. “As reuniões são boas porque o povo fala, os secretários e o prefeito explicam, dão respostas. Com o Orçamento Participativo a Prefeitura vem até nós”, afirma Maria Mendes de Andrade, moradora do bairro Monte Carlo.

A recepcionista Crizeide Priscila Barros explica que as reuniões do OP são importantes porque “a Prefeitura nem sempre conhece todas as necessidades dos moradores e ao apresentarmos as sugestões de obras ajudamos o prefeito gerenciar melhor os investimentos do poder público nos bairros”.

Já o funcionário público Edivaldo Cardoso, lembra que as ruas da região do Maria Stela Fagá necessitam de uma complementação da sinalização viária, além de operação tapa-buraco, “algumas destas obras colocadas aos secretários nem precisariam entrar na fase de votação do OP e por isso esperamos que haja uma  sensibilização da Prefeitura para atender estas demandas”.

Os encontros do Orçamento Participativo se encerram no dia 13 de abril. Confira no site da Prefeitura (www.saocarlos.sp.gov.br) o calendário completo.

(03/04/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos