PREFEITO PARTICIPA DE AULA INAUGURAL DA UAB PDF Imprimir E-mail
O prefeito Oswaldo Barba abriu oficialmente neste sábado (28), no auditório da Fundação Educacional São Carlos (FESC), os trabalhos do Pólo Municipal de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil em São Carlos. A UAB é um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Prefeitura, que oferece cursos de graduação e pós-graduação semipresenciais. O objetivo principal do programa é a democratização, expansão e interiorização da oferta de ensino superior público e gratuito no país.

Em São Carlos são oferecidos os cursos de graduação de Pedagogia, Sistemas de Informação e Educação Musical com 50 vagas cada um. Já de pós-graduação foram abertas vagas para três cursos na área da saúde: Especialização em Gestão em Enfermagem, Especialização em Cuidado Pré-Natal e Aperfeiçoamento em Cuidados Primários em Oftalmologia. Os cursos de pós têm duração de 1 ano, em média 400 horas/aula e 50 vagas cada.

A mesa de autoridades foi composta pelo prefeito Oswaldo Barba, pela diretora presidente da FESC, Elisete Pedrazzani, pela coordenadora do Pólo da UAB em São Carlos, Maristela Bertuga Cerqueira e pela coordenadora do curso de Sistemas de Informação da UFSCar, Sandra Abib, além dos  alunos aprovados no último vestibular e já matriculados.

Como os cursos são semipresencias, uma parte da informação e dos conhecimentos construídos pelo aluno é desenvolvida à distância e outra, que envolve atividades e avaliações específicas, é realizada no pólo que funciona no prédio do antigo Laboratório Adolfo Lutz, prédio totalmente reformado pela Prefeitura, investimento total de R$ 500 mil.

A diretora presidente da FESC, Elisete Pedrazzani, responsável pela gestão do Pólo, deu boas vindas aos novos alunos e explicou que além da UAB, que teve início em 2007, a Fundação também desenvolve outros programas como a Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) que oferece educação permanente para pessoas adultas e idosas, a Universidade Aberta do Trabalhador (UNITrabalhador), que oferece cursos de capacitação e requalificação profissional para pessoas do município, o Programa de Inclusão Digital (PID), que oferece à população a formação em informática, a Escola Municipal de Governo (EMG), que promove a capacitação permanente dos servidores municipais e a TVE São Carlos, uma concessão do Ministério das Comunicações à Prefeitura por intermédio FESC, que é concessionária do Serviço de Radiodifusão de Sons e Imagens, com fins exclusivamente educativos na cidade de São Carlos.

Já o prefeito Oswaldo Barba falou da política do governo federal de ampliação da oferta de cursos de ensino superior de qualidade no país. “O objetivo principal do governo do presidente Lula ao instituir esse programa é a democratização, expansão e interiorização da oferta de ensino superior público e gratuito no país. A criação de novas universidades federais e de novos campi amplia o número de vagas na educação superior, interioriza a educação pública e gratuita e combate as desigualdades, e a Universidade Aberta do Brasil é mais uma ação nesse sentido. A UAB não fere o princípio constitucional, porque a responsabilidade pedagógica, a responsabilidade da outorga do título, da supervisão e do ensino é de uma universidade pública federal”.

Maristela Bertuga Cerqueira finalizou explicando que além do ambiente virtual, o aluno também tem acesso a material impresso e a CDs-ROMs que também o auxiliam a estudar os conteúdos. “Nossos encontros geralmente são aos finais de semana, pois muitos alunos são de outras cidades”.

(30/03/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos