AGRICULTURA REÚNE PEQUENOS AGRICULTORES PARA TRATAR DA COMPRA DIRETA LOCAL PDF Imprimir E-mail

No último sábado (21), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento realizou uma reunião no Centro Tecnológico da Agricultura Familiar (CTAF) com cerca de 40 assentados e pequenos agricultores de São Carlos e região para falar sobre o programa de Compra Direta Local.

A reunião também contou com a participação do secretário de Planejamento e Gestão, Rosoé Donato, que na ocasião estava representando o prefeito Oswaldo Barba, o diretor do Departamento de Agricultura, Paulo Henrique Arantes Von Haehling e do agrônomo Cristiano Mendes. Também estiveram presentes técnicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA de Araraquara e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae de Ribeirão Preto.

A secretária de Agricultura e Abastecimento, Regina Bortolotti, fez a abertura do encontro explicando aos produtores e assentados como funciona o Banco de Alimentos e o que é preciso para participar do Compra Direta Local. “Para participar basta o produtor retirar a DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Hoje já temos 37 produtores que fazem parte do Compra Direta Local e que nos fornecem de 70 a 80 toneladas de produtos por mês”, enfatizou.

Bortolotti ressaltou, ainda, que a Prefeitura vai aumentar a aquisição de produtos por esse sistema para merenda. “Vamos aumentar o volume de aquisições pelo Compra Direta Local, por isso estamos conversando com pequenos produtores, que ainda não são fornecedores, para que façam a adesão ao Pronaf. Pretendemos cumprir integralmente a Medida Provisória 455 editada pelo presidente Lula que estabelece que do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no mínimo 30% deverá ser utilizado na aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar”.

Outro assunto muito enfatizado durante a reunião foi sobre a qualidade dos produtos fornecidos. “Precisamos fazer os produtores entenderem a importância de oferecer um produto de boa qualidade, afinal de contas, eles também são responsáveis pela qualidade das refeições que são servidas para as nossas crianças”, disse Rosoé Donato.

O agrônomo Cristiano Mendes enfatizou aos produtores que para entregar alimentos de boa qualidade o cuidado deve começar na colheita. “É necessário ter cuidado para não machucar os produtos na retirada da lavoura. Outro aspecto importante e que deve ser observado é quanto o acondicionamento correto dos produtos que devem se colocadas em caixas próprias higienizadas. A limpeza dessas caixas é muito importante para que não ocorra nenhuma contaminação”.

Segundo Paulo Henrique Arantes Von Haehling, diretor do Departamento de Agricultura da Secretaria, no Banco os alimentos são recepcionados, selecionados, divididos em porções, processados, embalados e distribuídos gratuitamente. “Além das 22 entidades que atendemos semanalmente, também encaminhamos esses produtos para a nossa cozinha industrial onde são preparadas as refeições que são servidas no Restaurante Popular do bairro Cidade Aracy e para a merenda escolar”.

A tabela de preços utilizada para o pagamento dos produtos entregues pelos pequenos agricultores é a da Ceasa-Campinas (Centrais de Abastecimento de Campinas) que tem uma cotação diária.

CTAF
O centro é uma iniciativa da Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, visando à geração de renda e desenvolvimento no meio rural, oferecendo conhecimento técnico ao pequeno produtor. Possui 4 módulos para alojamentos com área total de 246,76 metros quadrados e capacidade para alojar 48 pessoas e um galpão para máquinas e equipamentos com 320 metros quadrados. O investimento foi de R$ 275.000,00, com recursos provenientes do Ministério da Ciência e Tecnologia.

(25/03/09)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos