PREFEITURA DE SÃO CARLOS ADERE AO PROGRAMA HORA DO PLANETA PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura de São Carlos vai aderir ao programa Hora do Planeta, que é um ato simbólico no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a demonstrar sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas. Em 2009, a Hora do Planeta será realizada no dia 28 de março, das 20h30 às 21h30, e pretende contar com a adesão de mais de mil cidades e 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. A Hora do Planeta é promovido pelo WWF-Brasil.

O gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem o significado de chamar para uma reflexão sobre o tema ambiental. Em São Carlos, serão desligadas as iluminações do Paço Municipal, do Palacete Conde do Pinhal, onde está instalada a Secretaria de Educação, da Catedral e do Parque da Chaminé. "Esperamos que o gesto da Prefeitura de São Carlos sensibilize e estimule a participação da população", disse Paulo Mancini, coordenador de Meio Ambiente.

Histórico
A Hora do Planeta aconteceu pela primeira vez em 2007 e contou com a participação de 2,2 milhões de moradores de Sidney, na Austrália.  Já em 2008 o movimento reuniu 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones mundiais.

O ano de 2009 é crucial para o futuro do planeta, pois os países precisam assinar um acordo internacional com medidas para que se mantenha o aquecimento global abaixo dos 2º C. Será um ano de mobilização para que os países finalmente assinem, na 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em dezembro, na Dinamarca, um acordo para reduzir drasticamente as emissões de gases do efeito estufa

No Brasil, o desmatamento das nossas florestas – principalmente Amazônia e Cerrado –, é responsável por 75% das emissões de CO2, o principal causador do aquecimento global. No entanto, as emissões de outras fontes, como agricultura, energia elétrica, entre outras, não devem ser menosprezadas dentro de um caminho de desenvolvimento limpo.

(24/03/09)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos