» PREFEITURA GARANTE ATENDIMENTO A MORADORES DE RUA DA CIDADE PDF Imprimir E-mail



Funcionando há dois meses na rua Jacinto Favoreto, 550, no Jardim Lutfalla, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) II, da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, é uma unidade que presta atendimento à população em situação de rua de São Carlos. A casa fica aberta das 7h30 às 17h e atende em média 26 pessoas por dia.

O objetivo é oferecer uma melhoria na qualidade de vida do morador de rua de São Carlos, não o itinerante, e dar condições para que ele possa recomeçar sua vida. O CREAS II oferece lanche da manhã, almoço e lanche da tarde. As pessoas ainda podem lavar suas roupas e guardá-las em um espaço na casa. “Foi feito um acordo entre os moradores de que só quem trabalha e participa das atividades que são desenvolvidas no local pode almoçar na casa”, explica a assistente social do CREAS II, Vivian Fernandes Silva.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social II tem um cadastro de 100 pessoas de São Carlos – isso não significa que elas ainda estejam na rua, mas estão cadastradas porque passaram pelo atendimento social e continuam em acompanhamento. Entre elas, há os que conseguiram emprego, voltaram a morar com a família ou alugaram um quarto.

“Algumas pessoas do cadastro são nascidas em São Carlos. Mas pessoas que estão há mais de seis meses na cidade são consideradas do município, e nós atendemos. Se a pessoa está passando pelo município, que são os itinerantes, a referência de atendimento é o Albergue Noturno”, disse Vivian.

As pessoas que são ativas nas atividades do CREAS II também podem dormir no Albergue Noturno sem se preocupar com prazo de saída. Antes, no máximo em três dias elas tinham que deixar o local. “O único prazo que nós tratamos com os moradores de rua é que, a partir de quando conseguem um emprego, perguntamos quanto tempo eles vão precisar para arranjar um lugar para ficar, pois nosso objetivo é que eles tenham autonomia de vida”, ressalta a psicóloga Patricia Russoleite Ribeiro.

Edson Marques, que está na cidade há 3 anos, disse que quando ficava na rua, só bebia pinga e pedia dinheiro para as pessoas. No local onde ficava com outros moradores de rua, só havia discórdia e briga. “Agora na casa eu fico nas atividades, se não quero fazer eu vou descansar, encosto no meu canto e fico quieto. Esse espaço é ótimo, porque tem regras e um respeita o outro, e quem segue vai bem. Eu e meu primo conseguimos um emprego, vamos trabalhar juntos e daqui uns meses nós vamos dar uma reviravolta na vida e alugar um cantinho pra nós”, conta emocionado o morador de rua Edson.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e com a Fundação Educacional São Carlos (FESC), o CREAS II disponibiliza, respectivamente, oficinas do Ciranda Cultural e atividades de reabilitação, como ginástica e construção de bonecos de madeira. Também há parceria com a Pastoral de Rua, que dá reforço escolar de português e matemática. Quando não há atividades programadas, os moradores de rua têm o tempo livre para, por exemplo, ver TV, ler livros ou ouvir música.

José Vitorino Filho, 55 anos, está há um mês e meio no CREAS II. Mesmo com família em São Carlos, José prefere ficar na casa e dormir no Albergue Noturno. “Agora nas atividades eu tô recordando a ler, eu me sinto muito bem nesse lugar”, disse. Sua família acompanha o caso e se tranqüiliza por saber que ele participa das atividades do CREAS II, já que quando morava em casa fugia frequentemente. “Nós o visitamos e ele está bem cuidado”, disse a filha Ana Paula Vitorino.

Outra parceria importante é com o Balcão de Empregos. Recentemente, o órgão ofereceu uma capacitação sobre elaboração de currículos e comportamento adequado durante entrevistas. Complementando a atividade, a instituição Posto de Rua cuidou de elaborar os currículos para que pudessem ser entregues nas empresas. A Secretaria de Cidadania também disponibiliza transporte para levar os moradores de rua para consultas médicas, que são efetuadas na Unidade Básica de Saúde da Vila São José.

Para atender essas pessoas, o CREAS II tem uma equipe de 2 assistentes sociais, 1 psicóloga, 1 terapeuta ocupacional e 1 cientista social. “O atendimento que a equipe técnica faz é em dupla, porque é muito frágil a situação que eles se encontram, então nós entendemos que eles precisam de muita atenção para poder reverter essa situação”, disse a terapeuta ocupacional Natália Guimarães Mota.

Albergue Noturno
O Albergue Noturno disponibiliza 40 leitos para migrantes, itinerantes e moradores de rua da cidade em regime 24 horas. Funciona por meio de uma parceria entre a Prefeitura, via Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, e a entidade S.O.S. Santa Izabel. Das 17h30 às 8h, o local oferece banho, jantar, pouso e café da manhã. Há três quartos para homens, um para mulher e um para mães com crianças de colo. O atendimento de mulheres e crianças em regime integral é de caráter provisório até que sejam encaminhadas para locais mais adequados, encontrem seus familiares ou voltem para as cidades de origem.

O Albergue recebe chamadas telefônicas até 20h30. Depois desse horário, os funcionários fazem uma ronda pela cidade, convidando os que estão dormindo no relento a pernoitarem no abrigo. Se for necessário, o Albergue disponibiliza a passagem de ônibus para as cidades vizinhas. O Albergue Noturno se localiza na rua Rotary Clube, 101, na Vila Marina. Mais informações pelo telefone 3361-1267.

(12/09/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos