» PREFEITURA REALIZA PESQUISA COM A JUVENTUDE DE SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail



A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude, está realizando uma pesquisa com jovens de 15 a 29 anos nas escolas municipais, estaduais e particulares da cidade e com os adolescentes que fazem parte do ProJovem Adolescente, programa realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome destinado a jovens de 15 a 17 anos pertencentes a famílias em situação de risco social.

Segundo Regina Granja, diretora do Departamento de Infância e Juventude da secretaria e uma das coordenadoras da pesquisa, o objetivo do trabalho é levantar subsídios que ajudem na formulação de novas políticas públicas para a juventude. “Aplicamos um questionário em que o jovem responde a 63 questões. As informações são muito importantes para sabermos o que pensa a juventude são-carlense, quais são os anseios e o que pode ser feito para melhorar sua participação na sociedade. Todos esses dados serão usados para podermos decidir novas ações”, explica.

“A nossa intenção é que cerca de mil jovens respondam ao questionário para que possamos traçar o diagnóstico juvenil da cidade, e para isso estamos percorrendo várias escolas da cidade nos mais diversos bairros. Entramos em contato com a direção da escola, que marca o dia e horário para que possamos nos reunir com os jovens e aplicar o questionário. A pesquisa é feita por amostragem”, ressalta Madalena da Silva, uma das funcionárias da Secretaria de Infância e Juventude que realiza o trabalho de campo.

Gilson Muniz, secretário municipal de Infância e Juventude, lembra que os jovens sempre foram entendidos como problemas sociais ou vítimas desses problemas, mas que a visão do poder público vem mudando, passando a pensar em um conjunto de políticas, em educação, cultura, esporte e lazer. São Carlos é uma das únicas cidades que possuem uma secretaria especial para o desenvolvimento de programas voltados para a infância e juventude e conta com um Conselho da Juventude, ferramentas importantes para que o município possa construir políticas públicas voltadas para esse segmento.

“O que estamos fazendo agora é para ampliar ainda mais o número de projetos voltados para essa camada da sociedade. A nossa intenção é aplicar o questionário em vários bairros da cidade e nas diversas classes sociais”.

Programas
Desde 2001, a Prefeitura já desenvolve diversos programas voltados para jovens, entre eles o Orçamento Participativo da Juventude, o Orçamento da Criança e do Adolescente (OCA), cursinho pré-vestibular gratuito, Programa de Inclusão Digital (PID) que oferece vagas para cursos de informática, pela Universidade Aberta do Trabalhador (UNITrabalhador) oferece cursos de qualificação e capacitação profissional para jovens a partir dos 14 anos.

No esporte a Prefeitura lançou o Bolsa-Atleta, além do movimento Hip Hop e da pista de skate, entre outros. Já o trabalho do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) recebeu do ministro da Justiça, Tarso Genro, o Prêmio Innovare como programa de excelência na recuperação de jovens em conflito com a lei.

“Além dos vários programas já desenvolvidos na área da infância e juventude, a Prefeitura também está construindo dois Centros da Juventude, um no Jardim Monte Carlo e outro no Cidade Aracy II. O objetivo principal dos centros é atender um número ainda maior de jovens em situação de vulnerabilidade social com atividades esportivas, educacionais, culturais, de apoio escolar e profissionalizante. As obras fazem parte do Projeto Integral à Criança e ao Adolescente e são financiadas pelo BNDES, que repassou recursos na ordem de R$ 2.122.101,00 com uma contrapartida do município de R$ 500 mil”, finaliza o secretário Gilson Muniz.

(09/09/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos