» COMBATE AO FUMO PDF Imprimir E-mail


"Ambientes Livres de Tabaco" é o tema da campanha.

DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO É COMEMORADO NESTA SEXTA, 29 DE AGOSTO

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Secretaria Municipal de Saúde alerta a população sobre os problemas causados pelo cigarro. Uma campanha do Ministério da Saúde com o tema “Ambientes Livres de Tabaco”, pela conscientização e combate ao consumo de cigarros, já vem sendo desenvolvida no município, já que as advertências sanitárias, imagens de doentes nas embalagens dos produtos e uma nova legislação restringindo cada vez mais os espaços onde é permitido o uso de cigarros não têm sido suficientes para inibir o fumo.

Tão alarmante quanto o número de usuários é o número de doenças causadas pelas substâncias inaladas pelos fumantes ativos e passivos. As principais doenças são tromboses, derrames, impotência sexual, doenças pulmonares, infarto do miocárdio e câncer. Pesquisas mostram que crianças filhas de pais fumantes ou que convivem em ambientes com fumaça têm maior índice de problemas respiratórios que as demais. Tanto a fumaça produzida pela ponta do cigarro aceso quanto a provocada pelas tragadas carrega grandes quantidade de substâncias tóxicas como benzeno, monóxido de carbono e nicotina.

Em São Carlos, os fumantes que são atendidos na rede pública do município com problemas de saúde causados ou agravados pelo uso de cigarros, além de tratamentos e remédios, recebem acompanhamento de profissionais para obter ajuda psicológica para vencer a dependência.

A diretora do Centro Municipal de Especialidades (CEME), Blaranis Pauletto, ressalta a importância da conscientização dos pacientes para se obter resultados. “O tratamento só tem sucesso quando a vontade de se curar é mais forte que o vício”. No CEME, cerca de 80% dos problemas atendidos na especialidade de pneumologia são por Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), cuja causa principal é o uso de tabaco. Depois de uma doença instalada, o tratamento é difícil e muitas vezes com poucos resultados positivos quando os órgãos já estão lesados pelas substâncias tóxicas do fumo.

Marilda Siriani, diretora do Departamento de Atenção Básica, explica que a Secretaria Municipal de Saúde, via CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas), vem capacitando as Equipes de Saúde da Família para abordagem ao paciente tabagista. Já estão capacitadas as equipes do Jardim São Carlos e Jardim Gonzaga. A partir do credenciamento destas equipes junto ao Ministério da Saúde, o município passará a receber os medicamentos específicos para apoio a paciente na cessação do fumo.


Números no Brasil
Desde 1986, o dia 29 de agosto marca a luta contra o fumo, que provoca cerca de 200 mil mortes por ano no Brasil. Neste ano, a luta é de alerta para as pessoas que não fumam, mas que são expostas à fumaça do cigarro. De acordo com estudos, 50% dos fumantes morrerão em decorrência de doenças causadas pelo uso do tabaco. Estudiosos ainda afirmam que a exposição constante à fumaça do tabaco aumenta em cerca de duas vezes o risco de infarto do miocárdio.

Já o Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que o fumante passivo tem 30% a mais de chances de desenvolver câncer do que uma pessoa que não tem contato algum com a fumaça. Isso porque apesar de não fumar, o fumante passivo acaba respirando a fumaça do cigarro por conviver com fumantes. O Brasil vem alcançando resultados significativos na luta contra o tabaco. Ainda segundo dados do Inca, em 1989 32% da população brasileira com mais de 15 anos de idade fumavam. Hoje esse percentual é de 19%. Para mais informações ligue para o Disque Saúde da Anvisa no 0800 61 1997.

(28/08/08)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos