» ARTISTAS DE SÃO CARLOS EXPÕEM OBRAS EM METRÔ DE SÃO PAULO PDF Imprimir E-mail


Esculturas da artistas plástica Kena.

Obras de quatro artistas são-carlenses (cada um com três) ficarão expostas em diferentes estações de metrô de São Paulo até o mês de outubro. A exposição “Doze de São Carlos”, que tem curadoria de Enock Sacramento e Christophe Spoto, faz parte do projeto “Arte no Metrô”. Até o final de agosto elas estarão na Estação República.

De acordo com a diretora do Departamento de Artes e Cultura da Prefeitura de São Carlos, Telma Olivieri, a participação de São Carlos foi possível após um convite da direção do projeto “Arte no Metrô” à Prefeitura, que entrou em contato com artistas interessados em expor suas obras, no caso, esculturas.

“A escolha das obras e dos artistas foi do curador Enock Sacramento. O Departamento de Cultura explicou aos artistas que havia algumas limitações para participar do projeto como o tamanho dos objetos, o tipo, já que as obras deveriam se adequar aos padrões do metrô”, explicou Telma Oliveiri.

A diretora do Departamento de Artes e Cultura destacou ainda que a Prefeitura apoiou a exposição dos são-carlenses para divulgar as obras em um local de muita visibilidade como o metrô. Depois de outubro, as esculturas deverão ser expostas em São Carlos.

Artistas
Antonio Galvão, Roberto Fernandes, Denise Gatti e Kena mostram em doze esculturas obras que transitam pelo abstrato e pela representação da natureza, entre formas e linhas harmônicas e equilibradas.
Segundo o curador Christophe Spoto, as esculturas de Antonio Galvão trazem um conjunto de imagens nas quais o corpo estilizado de uma mulher se dissolve em formas abstratas de outras esculturas do autor.

Já as esculturas de Roberto Fernandes mostram o exercício estético através de formas no espaço com gesso e ar, equilíbrio e harmonia. “Um trabalho que funciona muito bem enquanto composição artística livre concebida pelo escultor”, afirma Spoto.

Entre os dois extremos de trabalho de Antonio Galvão e Roberto Fernandes aparecem as esculturas de Denise Gatti com figuras muito distantes da representação da natureza e que são construídas, praticamente, com o uso de linhas. Nas obras da artista plástica Kena são marcantes a abstração de formas geométricas e a textura orgânica.

Para o curador, a exposição dos são-carlenses traz alegria e beleza às estações de metrô de São Paulo, onde as pessoas transitam apressadamente. “Nas esculturas, entre a pedra e a terra, o ferro e o gesso. Entre São Carlos e a capital, arte. Entre o povo e a cidade, um espaço de contemplação na estação dilacerando com a procura pela ‘beleza’ o tempo corrido do cidadão. Alegrando, assim, a multidão. A alegria é belíssima”.

Confira outras exposições em São Carlos.

(27/08/08)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos