» EMG PDF Imprimir E-mail

Mais de 8.600 servidores já foram capacitados.




DESDE 2005, JÁ FORAM OFERECIDOS 266 CURSOS

A capacitação profissional dos funcionários públicos municipais tem sido a tônica da Prefeitura. Com a criação da Escola Municipal de Governo (EMG), em 2005, coordenada pela Fundação Educacional São Carlos (FESC), já foram capacitados 8.686 servidores e oferecidos 266 cursos. Em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) atendeu, ainda, com cursos de capacitação, 328 funcionários públicos entre as esferas municipal e federal. Mas pensando no bem-estar físico e mental do funcionalismo, são oferecidos também cursos voltados à melhoria da qualidade de vida, como ioga e dança de salão.

Antes da criação da EMG, entre 2001 e 2004, a Prefeitura desenvolvia o programa “Educação Continuada de Servidores Públicos Municipais”. Nesse período foram oferecidos 53 cursos com a participação de 1.187 funcionários. Mas sentindo a necessidade de ampliar esse serviço e para dinamizar mudanças em favor de uma gestão mais democrática e de um serviço profissionalizado e orientado para as necessidades dos cidadãos, a Prefeitura implantou a EMG.

O objetivo principal da EMG é coordenar e desenvolver diferentes processos de aprendizagem ativa e contínua, dirigidos à formação e ao aperfeiçoamento dos conhecimentos, habilidades, valores e atitudes dos funcionários públicos municipais e dos agentes sociais.

Segundo a coordenadora de ensino da EMG, Elisete Pedrazzani, a programação da escola é divulgada semestralmente e vem anexada no holerite do funcionário. Somente no primeiro ano de funcionamento foram oferecidos 56 cursos, com 2.806 vagas. Em 2006, foram oferecidos 54 cursos e abertas 4.784 vagas.

Já em 2007 foram ministrados 91 cursos com mais 4.692 vagas. “Somente nesse primeiro semestre de 2008 já oferecemos 65 cursos, e para o segundo semestre programamos mais 29, o que demonstra que a Escola está cumprindo o seu papel, que é o de desenvolver diferentes processos de aprendizagem dirigidos à formação e ao aperfeiçoamento dos conhecimentos dos servidores públicos municipais”.

Elisete lembrou, ainda, que em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a EMG também atende servidores públicos federais que trabalham em São Carlos e na região. “Assinamos um termo jurídico que nos credencia a oferecer cursos ministrados por professores já treinados pela ENAP. Em todos esses cursos, 50% das vagas são preenchidas por servidores públicos federais e 50% pelos nossos servidores municipais. Por isso o número de certificados emitidos é alto, pois além de atendermos os nossos servidores, que podem fazer um ou mais cursos por semestre, atendemos servidores federais e também os agentes sociais”.

Já a diretora-presidente da FESC, Elisabeth Martucci, explicou que com a criação da EMG o oferecimento de capacitação para os servidores aumentou muito. “Desde a criação da Escola até julho desse ano já oferecemos 266 cursos em diversas áreas. Oferecemos cursos para funcionários recém-contratados, treinamentos para merendeiras, motoristas, médicos, dentistas, enfermeiras, auxiliar de enfermagem, professores, diretores, guardas municipais, além de cursos especiais. Também oferecemos capacitação para os representantes de entidades sobre o repasse de recursos públicos para o terceiro setor. Além de aumentar o número de vagas também estruturamos a EMG. Um exemplo disso é o sistema que criamos para que os servidores façam suas matrículas on-line”.

Para o prefeito Newton Lima, a capacitação dos servidores é importante como ferramenta estratégica de inclusão social e redução de desigualdades, de geração de trabalho, emprego e renda e de promoção e expansão da cidadania e fortalecimento da democracia. “A missão da EMG é desenvolver competências de servidores públicos para aumentar a capacidade de governo na gestão de políticas públicas”.

“As pessoas valorizam muito as obras construídas em uma administração, mas programas como esse são muito importantes. A EMG veio para reparar um erro histórico das administrações anteriores, quando não havia uma preocupação com a qualificação permanente dos servidores públicos municipais. Não é possível prestar bons serviços à população se nós não tivermos uma permanente atualização dos conhecimentos e dos procedimentos administrativos que nossos servidores têm que ter para poder melhor atender nossa população”, finaliza Newton.

A coordenação das atividades da Escola Municipal de Governo é de responsabilidade da FESC, mas todas as atividades são definidas pelo Conselho de Ensino composto por sete membros: diretora-presidente da FESC, Elisabeth Martucci, coordenadora de Ensino, Elisete Silva Pedrazzani, secretário municipal de Administração de Pessoal, Flávio Perboni, secretário municipal de Planejamento e Gestão, João Pedrazzani, secretário municipal de Educação e Cultura, Ramez Atique, secretário municipal de Saúde, Arthur Pereira, e o representante dos servidores públicos municipais, indicado pelo Sindspam, Rodenei de Santi.

(26/08/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos