» DIAGNÓSTICO HIV PDF Imprimir E-mail


Campanha "Fique Sabendo" começa em São Carlos.

CAMPANHA QUER DIAGNOSTICAR O VÍRUS HIV DE FORMA PRECOCE
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa DST/HIV/Aids, participa da Campanha “Fique Sabendo”, desenvolvida pelo Ministério da Saúde para intensificar o trabalho de ampliação do diagnóstico precoce do HIV. A campanha, que começou nesta segunda, dia 25, vai até o dia 5 de setembro em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e no Ambulatório de DST/Aids da Prefeitura.

A Campanha “Fique Sabendo” tem como objetivo diagnosticar a Aids de forma precoce, quebrar a cadeia de transmissão e melhorar a qualidade de vida das pessoas que já são portadoras do vírus HIV. O trabalho promove o aconselhamento e coleta de sangue para a detecção do vírus, cujo resultado fica pronto em no máximo 30 dias.

O diagnóstico precoce é muito importante para garantir a qualidade de vida das pessoas infectadas. Além do incentivo à testagem, a campanha de ampliação do diagnóstico precoce vai informar sobre as formas de prevenção das DST/HIV/Aids, a rede disponível de serviços e encaminhar as pessoas diagnosticadas com HIV aos serviços especializados.

A coordenadora do programa DST/Aids, Blaranis Pauletto, explica a importância da participação da população. “Esperamos que, através dessa campanha, as pessoas se conscientizem sobre a importância do teste de HIV e, caso o resultado seja positivo, tenham acesso ao tratamento como garantia de melhor qualidade de vida. Além disso, queremos reforçar o uso do preservativo como método de prevenção”.

Em São Carlos, já são de rotina as solicitações de exames de HIV em todas as Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família e no Ambulatório de DST/Aids. A campanha visa intensificar esse serviço, incentivando mais pessoas a procurarem a unidade de saúde mais próxima de sua residência para que se informem sobre suas condições sorológicas.

A diretora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Marilda Siriani, ressalta a sigilosidade do teste. “Os interessados em efetuar o teste de HIV podem contar com total sigilo por parte dos profissionais que atuam na área da saúde. Lembramos que a informação ainda é uma das maiores armas contra a doença e contra o preconceito”.

A Aids é uma doença que ainda não tem cura. Ela é causada pelo vírus HIV, transmitido pelo contato com sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno de uma pessoa infectada. A principal via de transmissão se dá através das relações sexuais desprotegidas, por isso uma das formas mais eficazes de proteção é o uso do preservativo, o qual pode ser retirado gratuitamente em todas as unidades de saúde do município.

Interessados em tirar dúvidas sobre DSTs contam com o Disk-Aids (0800-16-25-50). O serviço funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h.



Números na cidade
Desde o primeiro diagnóstico positivo na cidade em 1987 até julho de 2008, já tivemos 1.490 casos, sendo que destes 549 já foram a óbito. Atualmente, temos 427 casos de HIV e 514 casos de Aids. Em 2007, foram realizados no município 4.278 testes e em 2008 já foram 2.822. A incidência da doença em pessoas do sexo masculino prevalece em São Carlos.

Boa notícia
Graças a um tratamento efetivo e um acompanhamento especializado desde a descoberta da gravidez, 102 crianças, filhas de pais que têm o vírus do HIV ou a Aids, negativaram nos exames, ou seja, nasceram sem o vírus do HIV. No município, apenas 13 crianças têm hoje o vírus do HIV ou Aids.

(25/08/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos