» RANKING PDF Imprimir E-mail

São Carlos é destaque em eventos internacionais.

Auditório da Embrapa.Vista aérea da USP.
REALIZAÇÃO DE EVENTOS EM SÃO CARLOS AJUDOU O BRASIL A FICAR NA 8ª POSIÇÃO

Com a promoção de dois seminários organizados pela Universidade de São Paulo (USP) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), São Carlos ajudou o Brasil a se estabelecer na oitava posição dos países que mais realizaram eventos internacionais no ano de 2007, sendo líder da América Latina, perdendo apenas para os Estados Unidos em relação a todo continente.

Esse ranking é avaliado pelo International Congress and Convention Association (ICCA), cuja mídia espontânea oferece resultados positivos em toda a cadeia produtiva do turismo. Entre as cidades brasileiras, a Capital da Tecnologia atingiu a nona colocação com 209 eventos num total de 38 municípios. “Nossa cidade tem todo potencial para melhorar esta posição, devido ao grande número de eventos que são organizados nos núcleos de conhecimento, como é o caso das universidades, dos centros de pesquisas e dos institutos científicos”, analisa o prefeito Newton Lima.

Organizado pelo Instituto de Física da USP, o II International Symposium on Advanced Materials and Nanostructures realizou sua primeira edição na Universidade do Chile, em Santiago. A proposta foi explanar projetos de pesquisas que estudam o desenvolvimento de matérias criando grupos de trabalhos entre Brasil, Chile, Canadá e Espanha. A segunda edição envolveu 20 renomados pesquisadores de vários países, estabelecendo diversos programas de cooperação mútua.

A Embrapa promoveu o Workshop Isobus Brasil 2007, cujo objetivo foi padronizar um sistema de comunicação mecânica entre os tratores e as máquinas de implementos agrícolas. Um grupo de trabalho formado por pesquisadores e representantes da indústria de veículos agrários estruturou uma força tarefa, que está desenvolvendo normas e padrões internacionais para todo setor.

Sinergia de informações
Para participar deste relatório da ICCA, colaborando com o crescimento da cidade e do país no ranking mundial, a entidade promotora do evento tem que enviar o seu projeto para o Altas São Carlos e Região Convention Bureau, através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. . Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3376-1306.

Os principais critérios são presença de mais de 50 pessoas, rotatividade mínima em três países e comprovação de edições regulares. “Para consolidar nossa cidade no cenário mundial do segmento de turismo de eventos, temos que multiplicar o canal de comunicação entre o poder público, a iniciativa privada e as entidades de educação”, enfatiza o presidente do Conselho Municipal de Turismo e do São Carlos Convention Bureau Terras Altas, Marcelo Eugênio da Paz.

O Bureau entra em contato com a Diretoria de Turismo de Negócios e Eventos da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), que amplia a divulgação do evento para todas as fontes de informações interessadas do mundo. Segundo levantamentos estatísticos, São Carlos promove uma média de 15 eventos de cunho internacional, mas apenas 8 foram inscritos em 2007, onde dois foram aprovados pelo comitê de avaliação. “Os organizadores precisam criar o hábito de estabelecer contatos com o bureau e os departamentos competentes da Prefeitura”, solicita Paz.

Renda e emprego
O Turismo de Eventos apresentou um crescimento significativo nos últimos anos, proporcionando a entrada de novas receitas e a criação de novos postos de trabalho, refletindo diretamente na movimentação econômica. Geralmente, parte das despesas do turista é custeada pelo empregador, o que provoca um gasto elevado durante sua permanência no país.

Para entender este fenômeno, a Embratur implantou uma política de apoio à capacitação e promoção de eventos internacionais, em parcerias com convention and visitors bureaux, organizadores turísticos, entidades representativas e outros atores. “O turismo de negócio da nossa cidade representa 60% de toda a demanda”, informa o diretor do Departamento de Fomento ao Turismo, Emiliano Saran Azevedo.

Entre 2003 e 2007, o Brasil subiu nada menos do que 11 posições no ranking, passando da 19ª para a 8ª posição entre os países que mais sediaram eventos no mundo. O impacto econômico direto dos gastos realizados pelos estrangeiros é superior a U$ 8,5 mil, cuja média é de U$ 300 por dia. Os maiores gastos são com hospedagem (47%), gastronomia (15%) e compras de presentes e souvenirs (10%). “Ao instalar um Centro Regional de Capacitação para o Turismo, a Capital da Tecnologia demonstra que está se preparando cada vez mais para receber turista de qualquer parte do planeta”, qualifica Azevedo.

(22/08/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos