» INCLUSÃO DIGITAL PDF Imprimir E-mail

Alunos da Cáritas Paroquial concluem curso de informática.




PREFEITO ENTREGA CERTIFICADOS DE CONCLUSÃO AOS ALUNOS

O prefeito Newton Lima entregou na teça, dia 19, no salão da Igreja São Nicolau de Flüe, o certificado para 99 alunos que concluíram um dos cursos de informática oferecidos no Posto de Inclusão Digital da Cáritas Paroquial, na Igreja São Nicolau de Flüe.

No Posto de Inclusão Digital da Cáritas Paroquial são oferecidos cursos de Informática Básica pela Fundação Educacional São Carlos (FESC) e pelo Projeto InClube (em parceria com a Intel, Fundação Bradesco, Microsoft, GMD Produções e a empresa Engefort). A Prefeitura, por meio da FESC, é responsável pelas ações pedagógicas, bem como pelo pagamento do salário dos monitores.

O Projeto InClube foi uma iniciativa de voluntários da Cáritas Paroquial que ao longo de três anos trabalharam para que a Igreja São Nicolau de Flüe pudesse oferecer cursos de inclusão digital à população da região do Botafogo, especialmente às crianças e jovens atendidos pelo Projeto Anjo da Guarda. Em novembro de 2006, foi inaugurado pelo prefeito Newton Lima e integrado à rede de postos de inclusão digital da Prefeitura. Em 2006, a Prefeitura também repassou R$ 40 mil de uma emenda parlamentar do vereador Roberto Mori Roda para a implementação do posto.

Participaram da solenidade o prefeito Newton Lima, a diretora presidente da FESC, Elisabeth Martucci, o coordenador de ensino do PID, Adailton de Morais, o presidente da Cáritas, Ivan Rigolin, o coordenador do InClube, José Marcos Alves, e o vereador Robertinho Mori Roda, representando a presidência da Câmara Municipal.

Os certificados foram entregues aos alunos dos cursos de Informática para o Trabalho I – (Windows e Internet), Informática para Crianças – Básica I (Windows e Internet), Informática para Crianças – Básica II (Word, Excel, PowerPoint e Internet) e do Projeto Intel Aprender – Informática para Crianças. Desde que foi inaugurado, no final de 2006, 277 crianças e jovens já passaram por um ou mais cursos de informática.

Newton Lima, que fez questão de entregar os certificados para a criançada, lembrou que a informática é indispensável no processo de aprendizagem. “A educação é um processo e a inclusão digital é elemento essencial deste processo. Somente nas Escolas do Futuro já foram alfabetizadas digitalmente 3.800 crianças e a previsão é que até o final desse ano sejam atendidas mais 1.250. Desde que implantamos o Programa de Inclusão Digital em São Carlos já atendemos mais de 12 mil são-carlenses”.

Já a diretora presidente da FESC ressaltou que novas turmas estão sendo formadas e que os cursos são totalmente gratuitos. “Essa parceria com a Cáritas nos possibilita oferecer cursos especiais para as crianças dentro da própria Paróquia e também os mesmos cursos que oferecemos nos nossos Telecentros para os adultos da comunidade local”.

Segundo Ivan Rigolin, não seria possível oferecer um programa tão amplo de informática sem a parceria com a Prefeitura. “Esse apoio que recebemos da Prefeitura, através da FESC, para montar as turmas e na distribuição do material didático sem custo para os alunos é fundamental para o sucesso do programa”.

Inclusão Digital
Hoje a Prefeitura disponibiliza 24 unidades de inclusão digital, sendo 19 postos (9 nas Escolas do Futuro, 1 Santa Eudóxia, 1 no Campus 2 FESC na Vila Prado, 1 na Cáritas Paroquial São Nicolau de Flüe, 1 na Universidade Aberta do Brasil, 1 na Biblioteca Municipal – Infocentro Municipal, 1 no Centro Comunitário do Cidade Aracy, 1 no Centro de Atendimento Psicossocial – Álcool e Droga (CAPS-AD), 1 no Centro Público de Economia Solidária de São Carlos Hebert de Souza – Betinho), 1 no Salesianos São Carlos e 1 no CREAS – Centro de Referência da Mulher e 5 Telecentros (Telecentro do Campus 1 da FESC, Telecentro de Água Vermelha, Telecentro da Estação Cultura, Telecentro do Tiro de Guerra e Telecentro do Santa Felícia).

(20/08/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos