» FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA SE CONSOLIDA PARA EXERCER SUA MISSÃO PDF Imprimir E-mail

A Fundação Pró-Memória de São Carlos, instituição de direito público ligada à Prefeitura, tem como missão preservar e divulgar o patrimônio cultural do município. Para dar continuidade ao processo de estruturação administrativa, ampliou o número de vagas em seu Plano de Cargos e Salários, com autorização do Legislativo, por meio da Lei Municipal n.º 14.182/07, que criou os cargos de contador, documentalista, técnico em informática e auxiliar de conservação geral.

“A criação desses cargos é essencial para que a instituição se organize e se estruture, estabelecendo as condições necessárias para sua consolidação e crescimento. As conquistas realizadas até aqui só foram possíveis pelo apoio e visão do prefeito Newton Lima, mas elas precisam continuar”, destaca a diretora presidente Ana Lúcia Cerávolo.

A instituição mantém o Arquivo Público e Histórico da Cidade e uma biblioteca de apoio especializada em publicações sobre São Carlos e patrimônio cultural abertos ao público diariamente. Atua na gestão de políticas para preservação do patrimônio arquitetônico, artístico e arquivístico do município e desenvolve diversos projetos de pesquisa para aprofundar os conhecimentos sobre as contribuições culturais presentes em nossa sociedade, que redundam em exposições, livros e materiais que têm como objetivo divulgar o patrimônio cultural local.

Para continuar desenvolvendo suas atividades de maneira estruturada, a Fundação Pró-Memória realizou concurso público para ampliação do seu quadro de servidores, criando novos cargos.

Equipe
O contador Daniel Gomes de Mattos Filho diz que logo no início pôde constatar que estava ingressando em uma organização sólida e confiável. “A Fundação é composta por pessoas preocupadas em atingir da melhor forma possível os objetivos de trabalho. É muito bom fazer parte desse ambiente de trabalho”, afirma. Rafael de Oliveira Saiani Franco (documentalista) conta que seu trabalho consiste em analisar, recuperar e organizar documentos. “A organização e o planejamento desses documentos permitem a recuperação das informações contidas, além de facilitar o acesso dos cidadãos”.

O técnico em informática Rogerio Cavaletto é responsável pelo funcionamento da rede, da internet e pela manutenção física e lógica dos computadores e periféricos. “Faço o que sei e gosto de fazer. Tanto o ambiente de trabalho quanto as dependências físicas são perfeitos”, conta.

Edvânia Mara Catharino Marques, contratada como auxiliar de conservação geral, explica que seu trabalho consiste em fazer a higienização das salas (onde se encontram documentos), de arquivos e de documentos históricos. “Adoro trabalhar na Fundação Pró-Memória. Quando passei no concurso tive certeza que estava vindo trabalhar no lugar certo. Fazer a higienização desses documentos históricos é também fazer parte dessa história”, explica Edivânia.

(19/08/08)
 
 

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