» PRÉDIOS HISTÓRICOS RECEBEM PLACAS DE IDENTIFICAÇÃO PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Fundação Pró-Memória, concluiu a pesquisa de cerca de sessenta imóveis com características históricas, que constam do anexo XIX da Lei n° 13.692/05, que trata da Planta Genérica do Município. Esses dados estão sendo utilizados para a confecção de placas de identificação que contam de forma resumida a história de cada uma das construções.

“Esses dados históricos e os aspectos arquitetônicos que distinguem esses imóveis como patrimônio cultural local estão servindo para a elaboração de placas de identificação que serão instaladas nas fachadas dos edifícios com a autorização dos proprietários. Essa iniciativa permitirá que as pessoas realizem visitas a esse patrimônio são-carlense ou simplesmente possam no seu percurso diário conhecer melhor a história dos edifícios antigos da cidade”, explica a diretora presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo.

O Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira Odette dos Santos, localizado na rua Dona Alexandrina, foi o primeiro prédio histórico a receber a placa de identificação. As novas placas estão sendo escritas em português e em mais dois idiomas, inglês e espanhol, para atender aos turistas estrangeiros que visitam nossa cidade.

“A inclusão de outros idiomas na placa foi uma colaboração do Departamento de Fomento ao Turismo. Outras sugestões e inclusão de novos edifícios foram dadas pelos membros do Conselho Municipal de Turismo (COMUNITUR), onde a proposta foi apresentada”, acrescenta Ana Lúcia.

Um exemplo é o palacete Conde do Pinhal cuja placa está pronta e permitirá que a população saiba que aquele edifício foi a residência urbana de Antonio Carlos de Arruda Botelho, o Conde do Pinhal, proprietário da Fazenda Pinhal e que aquele local foi utilizado para encontros políticos e sociais.

Após o falecimento do Conde em 1901, o imóvel foi cedido às Irmãs da Congregação do Santíssimo Sacramento para a instalação do Colégio São Carlos (1906/1913). Em 1918, a municipalidade adquiriu o edifício que foi sede dos poderes Executivo e Legislativo (1921/1952). Nos anos seguintes até 2008, abrigou a Prefeitura Municipal e, em breve, ocupará o Palacete a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

E, por fim, que sua arquitetura segue o padrão Eclético vigente à época e que foi projetado por Pietro David Cassinelli, engenheiro-arquiteto italiano, que se radicou na cidade no final do século XIX.

Numa primeira etapa serão colocadas 30 placas de identificação, mas o objetivo da Fundação Pró-Memória é colocá-las em todos os prédios históricos da cidade, que constam da Lei 13.562/05.

(14/08/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos