» PEDIATRIA 24 HORAS PDF Imprimir E-mail

A ala pediátrica do Hospital-Escola Municipal "Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci" já entrou em operação. A unidade vai funcionar 24 horas, atendendo casos de urgência e emergência referenciados pelo SAMU, encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família e pelas Unidades de Pronto Atendimento. Sete pediatras, três enfermeiros, nove técnicos de enfermagem e seis auxiliares administrativos fazem parte da equipe de trabalho. É importante destacar que os pais devem continuar consultando seus filhos na unidade de saúde mais próxima.



PREFEITO NEWTON LIMA ASSINOU TERMO QUE COLOCOU EM FUNCIONAMENTO A ALA PEDIÁTRICA

O prefeito Newton Lima assinou na manhã desta segunda, dia 11, um Termo Aditivo no contrato de gestão, colocando assim em funcionamento a unidade pediátrica do Hospital-Escola Municipal “Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci", que começou a prestar atendimento 24 horas.

O pronto-socorro vai atender os casos de urgência e emergência referenciados pelo SAMU, encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (USB’s), Unidades de Saúde da Família (USF’s) e pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da avenida e do bairro Cidade Aracy. Para a operação do PS pediátrico foram contratados sete médicos (pediatras), três enfermeiras, nove técnicos de enfermagem e seis auxiliares administrativos.

Acompanharam a visita o secretário de Saúde, Arthur Pereira, o presidente da Organização Social Sahudes, Celso Pedrino, o diretor-técnico do hospital, Antônio Carlos Ribeiro, a reitora em exercício da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Maria Stella Alcântara Gil, o vereador Heleno Irami, que representou o Poder Legislativo, o secretário municipal de Infância e Juventude, Gilson Muniz, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Padre Agnaldo Soares de Lima, que na ocasião abençoou o local, além de estudantes do curso de medicina.

Para o secretário de Saúde, o atendimento que passa a ser prestado no Hospital-Escola completa a rede de serviços que a saúde do município disponibiliza à população. “Além disso, a cidade dá um importante passo no cumprimento de uma das suas macro-prioridades que é o atendimento à criança e o adolescente", disse. Arthur Pereira ressaltou, ainda, que os pais devem continuar levando seus filhos para atendimento na unidade básica de saúde mais próxima da sua residência. “O Pronto-Socorro Pediátrico vai atender exclusivamente urgência e emergência, então os pais não devem deixar de fazer o acompanhamento de seus filhos nas unidades tanto básicas como de saúde de família”.

Enade
Maria Stella Alcântara Gil, reitora em exercício da UFSCar, destacou que o início da pediatria 24 horas implantada no hospital vem num momento importante para a cidade, principalmente com a divulgação dos números do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) em que aponta o curso de Medicina da universidade como o segundo melhor curso do Brasil e o primeiro do Estado de São Paulo. "O hospital, o curso de medicina e agora a unidade pediátrica são importantes equipamentos para a melhoria do atendimento à população".

Após assinar um Termo Aditivo no contrato de gestão do hospital com a intenção de gerir o atendimento da nova ala, o prefeito Newton Lima frisou que não foram necessários recursos extras para implantar a unidade pediátrica, pois nos recursos destinados pelo Ministério da Saúde - em torno de R$ 700 mil/mês - já estão inclusos os atendimentos aos adultos e às crianças.

Em seu pronunciamento, o prefeito - que é pai de 5 filhos - disse que a unidade pediátrica 24 horas é o melhor presente de Dia dos Pais, num momento feliz para São Carlos, que alcança índices elevados de desenvolvimento humano, citando os números da Firjan - Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro -, em que a cidade aparece em 12º lugar no ranking nacional de municípios brasileiros mais desenvolvidos.

"A unidade pediátrica do Hospital-Escola é um espaço adequado e permanente para salvar vidas. É a garantia de sobrevivência e saúde plena às crianças, que já têm um atendimento digno na rede municipal de saúde. Esse atendimento reflete em números positivos para a cidade, que hoje possui a menor média de mortalidade infantil entre os municípios com mais de 200 mil habitantes, segundo dados da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), medidos entre 2001 e 2008. A cada mil crianças que nascem em São Carlos, 8 morrem. No Estado, a proporção de mortes é de 13,28 a cada mil nascimentos”, explicou Newton.

O presidente da Sahudes, Celso Pedrino, esclarece que a unidade pediátrica do hospital veio para completar a excelência no atendimento da unidade. "Dos 13 mil procedimentos executados pelo Hospital-Escola alcançamos um índice de satisfação de 96%. Esperamos manter esse índice elevado agora com a ala da pediatria em funcionamento".

Além da equipe contratada para a pediatria, o hospital já possui em seu quadro de funcionários: terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo, farmacêutico, nutricionista e assistente social. A nova ala de pediatria, atendimento de urgência e emergência, também possui consultório de acolhimento, consultório de avaliação de risco, cinco leitos de internação/observação, um leito de emergência, área de inalação, sala de medicação, lactário, posto de enfermagem, sala de sutura e curativos e brinquedoteca.

(11/08/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos