» FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA SELECIONA NOVOS BOLSISTAS PDF Imprimir E-mail

No último mês de junho, a Fundação Pró-Memória (FPM) realizou processo seletivo para a concessão de bolsas. Participaram cerca de 50 candidatos para sete vagas de bolsas pesquisa, estágio e monitoria em diversas áreas de atuação da instituição. O processo seletivo foi realizado conforme a Lei nº. 13.659/05. As bolsas são importante instrumento para o funcionamento da Fundação em função de suas atividades, sendo um elo com as universidades e uma possibilidade constante de trocas e renovação do trabalho realizado pela instituição.

Segundo a historiadora e vice-presidente da Fundação Pró-Memória, Leila Maria Massarão, dois pontos se destacam na contratação de bolsistas: o primeiro, de caráter social, no qual a Fundação contribui para formação e treinamento profissional dos estudantes; e, em segundo, a contribuição desses universitários para a instituição.

“A FPM contribui para a formação desses estudantes, o que é um compromisso importante para uma instituição de pesquisa e de produção como a nossa, dando a oportunidade de práticas profissionais nem sempre exploradas nos cursos de graduação. Por outro lado, o trabalho dos universitários é muito importante para nós, uma vez que a sua participação nos inúmeros projetos e pesquisas em desenvolvimento é preponderante, agilizando sua produção e dando condições de ampliar para novas propostas de trabalho”, explica a historiadora.

Na Unidade de Arquivo, a presença de bolsistas tem contribuído para dinamizar o andamento dos processos e a organização dos documentos. “Os bolsistas nos ajudam a organizar os arquivos e, com isso, colocam em prática o trabalho que aprendem na escola, além de muitas outras coisas novas, que só é possível aprender com a prática. A Fundação também proporciona para os bolsistas cursos e treinamento que nós, profissionais, fazemos, isso faz com que formemos uma equipe coesa e ajudemos no currículo deles”, comentou a técnica em documentação, Heloisa Santini de Oliveira.

Para Maria Augusta de Sant’Anna, estudante de Ciências Sociais e bolsista da FPM, trabalhar em uma instituição preocupada com a recuperação da memória da cidade possibilita ampliar seus conhecimentos. “Mesmo dentro da minha área, estava muito indecisa em que me aperfeiçoar, a possibilidade de trabalhar aqui, do contato direto com as pesquisas, me possibilitou escolher o segmento que realmente gosto. Enquanto estou me graduando, poder trabalhar dentro da minha área é uma grande experiência”.

Keli Andressa Rodrigues de Oliveira, que também é estudante de Ciências Sociais, conta que seu curso universitário é muito teórico e que a experiência como bolsista lhe deu a possibilidade de vivenciar o trabalho dentro da área profissional escolhida. “Há dois anos tinha o desejo de poder trabalhar na instituição, as pesquisas realizadas aqui relacionadas ao patrimônio histórico da cidade me interessam muito. A experiência que estou adquirindo aqui com certeza vai enriquecer o meu currículo”, comenta a estudante de arquitetura e bolsista da FPM, Andréia Mara Tuvani.

Já Teresa Cristina de Camargo, estudante de pedagogia e a mais antiga bolsista na área de pesquisa em história, comenta que quando ingressou na FPM sabia pouco sobre pesquisa, história geral e história da cidade. “No início me foram passados alguns livros sobre metodologia de pesquisa e história, com isso já pude começar a ter uma idéia de como é trabalhar nessa área. Quero ser professora, alfabetizadora, com o que aprendi na Pró-Memória posso passar para os meus alunos no futuro uma nova maneira de ver e construir a história”.

Missão
A Fundação Pró-Memória, entidade de direito público ligada à Prefeitura Municipal, tem por missão preservar e divulgar o patrimônio cultural do município. Atualmente, além dos acervos documentais, a Fundação investe na preservação do patrimônio artístico e arquitetônico do município, através do acompanhamento de reformas e restauração em prédios históricos e de valor arquitetônico, pesquisas e pareceres sobre áreas patrimoniais da cidade e na elaboração de leis voltadas às questões do patrimônio artístico, arquitetônico e histórico de São Carlos.

A instituição conta também com uma unidade de Pesquisa e Divulgação, trabalhando principalmente na produção de pesquisas e materiais sobre a história e a memória da cidade, como a valorização da presença das diferentes etnias que compõe a sociedade local.

(08/08/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos