» PROJETO VAI PROMOVER INTERVENÇÃO ARTÍSTICA NA CORONEL SALLES PDF Imprimir E-mail

Em junho, a Prefeitura iniciou as obras de reforma da Praça Coronel Salles que incluem a construção de uma nova via de acesso para veículos escolares, novo projeto arquitetônico e o Museu da Ciência “Mário Tolentino”. A empresa responsável pela obra colocou tapumes no entorno da praça para bloquear a passagem de pedestres durante a obra e também como forma de proteção.

O empresário Alfredo Maffei formulou juntamente com diretora do Departamento de Artes e Cultura, Telma Olivieri, e a diretora-presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo, um projeto para que estes tapumes recebessem intervenções artísticas. Assim, nasceu o projeto “Pintando os Tapumes”, que começa às 9h deste sábado, dia 2, e vai até o próximo dia 10, proporcionando um espaço democrático aos artistas da cidade para que possam expressar sua arte em um local de visibilidade.

Entre os artistas que participarão das intervenções estão Romeu Casale (pintura), Essio Pallone (gravura), Rodrigo Mello (pintura), Lucas Tavares (grafite), Lívia Martucci (pintura), Sirlene Scuracchio (pintura), Danilo Alves (grafite), Roni (grafite), Claudinei (grafite), Ulisses de Andrade (pop arte), Jacqueline Synara (aerografia) e Expressarte (projeto com meninos que participam das medidas socioeducativas da Liberdade Assistida).

A previsão é que as obras de reforma da praça Coronel Salles fiquem prontas dentro de 90 dias. Neste período, quem passar próximo ao local poderá conferir o trabalho destes artistas. “O projeto ‘Pintado os Tapumes’ faz do espaço público uma galeria de arte a céu aberto, proporcionando a expressão de artistas e jovens da cidade em um local de visibilidade, incentivando características da contemporaneidade, na qual a obra não é permanente e sim efêmera”, disse Telma.

Intervenções artísticas
As intervenções urbanas são de vital importância para que os seres humanos identifiquem-se com o seu meio ambiente, pois com a globalização as atitudes transformaram-se individuais e mercantis. Assim, através destas intervenções visuais, com arte no espaço urbano, proporciona-se a reflexão direta e indireta dos cidadãos sobre o papel da Arte na construção da cidadania.

A cidade torna-se educadora proporcionando uma formação integral e objetivando o aprendizado, a troca, o compartilhamento, ou seja, o enriquecimento da vida dos habitantes. O investimento na educação das pessoas de modo que estas sejam capazes de exprimir, afirmar e desenvolver seus potenciais humanos, assim como suas singularidades, criatividade e responsabilidade, promovendo também, condições de igualdade para que todos possam sentir-se respeitados e serem respeitadores, capazes de diálogo. Portanto, há a construção de uma sociedade de conhecimento sem exclusões, promovendo o equilíbrio e a harmonia entre identidade e diversidade, com o devido reconhecimento de cada identidade cultural.

(01/08/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos