» COLETA DE ÓLEO DE COZINHA ESTÁ SENDO FEITA POR CATADORES PDF Imprimir E-mail


Uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), viabilizou o Programa Municipal de Coleta Seletiva de Óleo Vegetal Residual. Atendendo ao projeto de lei nº 14.171, de 9 de agosto de 2007, a proposta é solucionar graves problemas ambientais e melhorar a renda mensal dos cerca de 40 cooperados de recicláveis que irão comercializar esse resíduo para aproveitamento na produção do biodiesel combustível.

“A autarquia enfrenta muitos problemas com a disposição do óleo de cozinha no sistema coletor de esgoto, o que provoca expressivos danos em toda nossa rede e aumenta o nosso custo operacional”, descreve o presidente do SAAE, Eduardo Cotrim.

A coleta do óleo está sendo feita de porta em porta pelos catadores cadastrados nas cooperativas de Economia Solidária – Cooletiva, Coopervida, Ecoativa e Cooperlimp – e nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) instalados em escolas, centros comunitários e estabelecimentos comerciais (bares, hotéis, restaurantes e similares).

O SAAE também capacitou sua Comissão Ambiental conscientizar a sociedade, aproveitando a logística de suas ações mercadológicas, como a presença em eventos populares e os comunicados divulgados nas contas de água e esgoto.

“Um benefício muito importante deste programa é a significativa redução de poluentes que o diesel comum e outras fontes renováveis de energia liberam constantemente em nossa atmosfera”, observa o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Adilson Cruz.

O óleo de cozinha é um grande inimigo do meio ambiente, sendo que um litro de sua composição química contamina um milhão de litros de água. Ele também é responsável pela proliferação de insetos e roedores no sistema de esgoto das residências, contribuindo com as ocorrências de entupimentos nos ralos, encanamentos, coletores e tubulações.

A meta é recolher cerca de 60 mil litros de óleo por mês, e a população poderá recolher esse resíduo em garrafas plásticas. Posteriormente, o material será armazenado em contêineres para o transporte até as indústrias.

(29/07/08)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos